Coluna Política Local 10/09/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local 10/09/2017

Está contente
O deputado Heitor Junior (PDT) está muito contente com a determinação do Ministério da Saúde de que, independente da carga viral, qualquer paciente diagnosticado com o vírus da hepatite poderá fazer uso dos novos inibidores de protese. Essa tem sido uma das principais bandeiras de luta do mandato do pedetista, portanto, muito justa a comemoração.

Vai sair
O deputado Eber Machado espera uma brecha jurídica para poder deixar o PSDC e se filiar ao PDT do ex-deputado Luiz Tchê. É por meio da nova sigla que concorrerá a uma das vagas da Câmara Federal.

Ele também
O deputado Jesus Sérgio também está na mesma situação que Eber. No momento certo, ele irá deixar o PDT para adentrar ao PP. Deixa a situação e vai para a oposição. Sua decisão tem levantado muitos questionamentos acerca de sua fidelidade. Há quem diga que ele vai para o outro bloco apenas para garantir sua reeleição.

Ainda esse ano
Pelo andar da carruagem, essa história de que a oposição só escolherá o nome do vice da chapa de Gladson Cameli (PP) ao governo do Acre no próximo ano, não rola. Embora os ânimos tenham acalmado, nos bastidores se comenta que a pressão continua e que, até o final de setembro, um nome será anunciado.

Muitos nomes
Se depender do presidente do PSDB, o nome referendado será da jornalista Mara Rocha. Por outro lado, se depender do presidente do DEM, a pessoa escolhida será Alan Rick. O PMDB aposta no vereador Roberto Duarte. Ao final, tem quem diga que nenhum deles será o escolhido. Bem provável.

Novo presidente
Surge a notícia de que o deputado Daniel Zen (PT) estuda a possibilidade de pleitear a vaga de presidente da Aleac, caso reeleito. Não sei se é verdade ou apenas boatos, mas uma coisa não se pode negar: Zen é gabaritado para assumir a vaga.

Ainda na prisão
O Gaeco, do Ministério Público do Estado do Acre, pediu ao juiz da 4ª Vara Criminal de Rio Branco, a conversão da prisão temporária em prisão preventiva para os empresários envolvidos no esquema de desvio de recursos públicos da Emurb.

Nada de apreensão
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou um projeto de lei que impede que carros e motos sejam apreendidos por autoridades de trânsito em razão da falta de pagamento do licenciamento anual.

Pré-campanha
Liderados pelo ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, integrantes do PMDB percorreram todo o Vale do Juruá visitando correligionários. A caravana, que já percorreu os Vales do Iaco e Purus, está apresentando o nome do ex-deputado federal Márcio Bittar como pré-candidato ao Senado.

Vai ser difícil
Márcio Bittar (PMDB) não espere que a sua campanha ao Senado seja moleza, pois não será. Pesa-lhe o fato de estar saindo candidato pelo PMDB. Isto é unanimidade dentro da situação e oposição.

Dureza
Aliás, em 2018, não haverá nenhuma disputa fácil. Tendo em vista essa grave crise ética e moral entre a atual classe política do país, o eleitor já vem dando sinal de que será mais rigoroso na hora de depositar seu voto na urna.

Nulo
O PDT e PSB seguem trabalhando no sentido de indicar o vice na chapa ao governo do Estado pela FPA. O PCdoB tentou entrar no debate, mas, de acordo com alguns dirigentes do PT, as chances de os comunistas indicarem alguém são mínimas.

Bom
A realização de plenárias tem sido bastante positiva para os pré-candidatos da FPA, em especial, o prefeito Marcus Alexandre (PT), que vem sendo citado como o franco favorito.

Assuntos desta notícia