A corte tóxica

Postado em 01/09/2016 22:46:52 Onides Bonaccorsi

Eles despertam raiva, indignação, revolta. Que os seus atos são espúrios demais.

Ao usurpar o bem alheio, não os aflige impedir o acesso de milhões às mais básicas condições de vida. Não os comove a sede, a fome, a enfermidade, o sofrimento dos semelhantes, a fragilidade de crianças e idosos. Não lhes importa a saúde da Terra, nem o direito à vida dos seus próprios descendentes.

Em que consistem os seus dias? Em tramar. Em conceber e executar ardis e vilezas. Em perseguir cidadãos de bons princípios. Em manipular, para atacar ou defender o que lhes convêm particularmente.

E, enquanto arrotam poder e superioridade, a muitos causam inveja. Não a uma apreciação mais arguta. Que seus olhares são de gelar a espinha. Seus sorrisos são de suspender a respiração.

Que, dominados pela tensão que impera no círculo tóxico que frequentam e também pelo medo da malignidade dos seus pares, seus semblantes, ainda que enganosamente simpáticos, estão sempre carregados.

Filosoficamente, não são elaborados, são primários. São astutos, mas, em suas obtusas perspectivas alicerçadas no egocentrismo, carecem de inteligência.
Suas gratificações podem ser suntuosas. Mas não são profundas. Os salões que frequentam são confortáveis. Mas eles não são capazes oferecer acolhimento a si próprios.

A lascívia corre desmesurada em suas alcovas, mas sempre corre, nunca descansa. Porque trégua só têm os que amam. Os escravos da sombra que habita em si muito cobiçam e muito obtêm. Mas jamais se satisfazem. E seguem miseráveis, famintos.
É certo que prejudicam enormemente a coletividade, atrasam a evolução humana. Mas seu maior castigo é estarem entregues à própria perversidade. No escuro de sua alma, há ranger de dentes.

Onides Bonaccorsi Queiroz é jornalista

editorial

Surpreendente e ousado

 

Com a crise econômica, política e institucional que continua sem perspectivas de acabar, chega a ser surpreendente e ousado que um Governo de Estado como o do Acre anuncie um investimento de R$ 1 bilhão em setores estratégicos até o próximo ano. Contudo, foi o que fez o governador Tião Viana ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook