Acre avança no Ranking de Competitividade dos Estados – Jornal A Gazeta

Acre avança no Ranking de Competitividade dos Estados

BRUNA MELLO

No último ano, o Acre avançou consideravelmente no Ranking de Competitividade dos Estados e passou da 25ª para 19ª posição em 2017. Até então, o lugar era ocupado por Tocantins, que subiu para 16º lugar.
Segundo a pesquisa anual realizada pelo Centro de Liderança Pública (CPL), o estado acreano obteve nota 38,5. A pesquisa mostra a competitividade entre os Estado, considerando uma série de indicadores para calcular a capacidade de cada ente federado. A média nacional é de 47,9.
Um dos indicadores que ajudaram no avanço do Estado é o potencial de mercado, que recebeu 0 ponto em 2015 e 62,4 pontos, em 2017. O item segurança pública recebeu uma nota maior que a média nacional para a variável: 91,9 pontos enquanto a média brasileira é de 46,2 pontos.
São Paulo lidera o ranking de Competitividade dos Estados, seguido de Santa Catarina, que subiu da 3ª para 2ª posição, e Paraná, que caiu da 2ª para a 3ª posição em relação ao ano anterior. O Distrito Federal permanece na 4ª colocação.
Na edição de 2017, foram analisados 66 indicadores de abrangência nacional separados em 10 pilares que servem balizar os gestores públicos a fim de que alcancem a excelência na gestão.

Assuntos desta notícia