Ano Novo, Vida Nova?

Postado em 04/01/2017 22:58:56 Frei Paulo Robert

Querido(a) leitor(a) do Jornal A GAZETA, Feliz Ano Novo! Mais um ano estamos iniciando. Neste tempo, a esperança se renova e, com isto, fazemos uma série de promessas para nós mesmos; fazemos planos, determinamo-nos a fazer uma série de coisas como: dietas para perder peso, estudar, fazer exercício físico, ir para academia etc. Porém, muitas vezes, só nos recordamos destas promessas quando chega o final do ano e paramos para fazer um balanço do que vivemos. Neste momento, algumas pessoas simplesmente dizem para si mesmas que “desta vez vai ser diferente”, e fazem novos planos.

Precisamos fazer uma boa análise do que vivemos no decorrer do ano, verificarmos quais as metas atingimos e o que faltou. Naquelas que não alcançamos, precisamos ter coragem para identificar o que realmente foi falha nossa, reconhecer os erros e os limites, e o que foi resultado de situações fora do nosso controle, como doenças por exemplo.

Naquilo que falhamos, o que realmente faltou? Muitas vezes, os planos que fazemos, no final do ano, são tomados no calor da emoção, movidos pelo impulso ou pela influência de amigos ou até mesmo pela mídia, faltando um verdadeiro comprometimento interior, um planejamento. Planos ditos “da boca para fora” são repetidos ano após ano, sem chegar a nenhum resultado. Ficar se lamentando, reclamando de si mesmo e do mundo não leva a nada. É preciso uma atitude ativa e corajosa.

Convido você, então, para olhar para dentro de si e responder: o que realmente eu quero para 2017? Com o que realmente eu vou me comprometer? Mudança de vida exige comprometimento, exige renúncia e esforço. Metas e planos não são alcançados sem luta. Depois de responder esta pergunta, você precisa pensar: “Quais são os passos que preciso dar? Precisarei buscar ajuda de alguém ou de algum profissional?” Ou seja, se você quer chegar ao final do ano com seus planos realizados, é necessário planejar o que você vai fazer. Um cuidado que você precisa tomar é o de não se encher com muitos planos e metas, pois o risco de chegar ao final do ano e deparar-se com a mesma situação é grande.

Independente de qualquer coisa, saiba reconhecer os seus limites e falhas, e nunca se esqueça que sempre é tempo de recomeçar. Você quer algumas dicas para um 2017 melhor? Não custa nada tentar:

1 – Adicione fé e esperança aos seus sonhos. Todo sonho precisa ser alimentado, caso contrário ele será apenas uma teoria.

2 – Nas encruzilhadas da vida, peça orientação ao Espírito Santo. Não queira resolver sozinho seus problemas; deixe espaço para que Deus participe de suas decisões.

3 – Contemple as estrelas quando estiver estressado. O brilho que elas emanam faz com que se lembre que, mesmo em meio às trevas, o amor de Deus nos acompanha e ilumina os nossos caminhos.

4 – Se cruzar com um gato preto na rua, não se assuste, é apenas um animal que nem sabe que você é supersticioso (a) – (risos).

5 – Comece cada dia deste novo ano com o pé direito o esquerdo também: acredite em você mesmo, lute por seus ideais e faça o bem sem esperar retorno.

6 – Para conquistar um amor de verdade, tome um banho de dignidade e autoestima. Seja verdadeiro (a) com seus valores e acredite que uma vida a dois é fruto de um caminho de conhecimento, diálogo e partilha.

7 – Use folhas de louro para fazer uma deliciosa feijoada para os amigos. E não se esqueça de me convidar!

8 – Use e abuse das cores amarelas. Garanto que não vai lhe trazer dinheiro, mas, com certeza, vai lembrá-lo que dinheiro não cai do céu e Deus ajuda quem cedo madruga!

9 – Nozes, avelãs, uvas, tâmaras e castanhas são ótimas para a saúde. Contudo, elas não trazem fartura, a não ser para o seu peso se forem consumidas em excesso.

10 – Para nunca faltar dinheiro, trabalhe com seriedade, não gaste com supérfluos e não faça contas maiores que o seu salário.

11 – Para ter paz não precisa usar a cor branca, basta apenas ter consciência de que a paz começa com seus gestos, palavras e atitudes.

12 – E não esquecer de Deus em todos os sem planos e metas. Reze e ore!

Enfim, com tudo isso, 2017 será o Ano da Graça do Senhor para toda a Igreja. Estaremos encerrando com toda a Família Franciscana do país, em Aparecida – SP, no Capitulo das Esteiras, as festividades alusivas aos 800 anos do Perdão de Assis (1216 – 2016); em 2017, lembrar que iremos celebrar, comemorar e louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo, como ser cristão hoje. Serão os 300 anos (1717) do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul – SP; sem esquecer os 100 anos (1917) da Aparição de Nossa Senhora de Fatima aos três pastorinhos em Portugal; e sem esquecer é claro, do Jubileu de Ouro (50 anos) da Renovação Carismática Católica.

Tenha um grandioso Ano Novo e Vida Nova, cheios de Paz e Bem!

* Interino do Frei Paulo Roberto

Narciso Cândido
Coordenador do grupo Amigos de Francisco e Clara
Articulador para a criação da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular – OFS
Encontro todo 4º domingo do mês na Paróquia Santa Inês, às 07:00 horas (em Janeiro, recesso) – 999864474

editorial

Cobrar o que foi prometido

 

Como se vem acompanhando, o Governo do Estado vem fazendo a sua parte para reforçar o sistema de Segurança pública, abrindo concursos para as Polícias Civil e Militar e a permanência, mesmo que provisória, de 126 agentes penitenciários para evitar rebeliões e mesmo chacinas como já aconteceram em outros estados. Apesar ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook