Arquiteta lança livro sobre experiência de vida nos Seringais Acreanos

Postado em 20/04/2017 16:33:54 THIAGO BEZERRA

 O livro titulado “Acre, resgatando a memória: o seringueiro na Amazônia”, de autoria da arquiteta e professora Valdeci Lima Ribeiro, será lançado no dia 5 de maio, uma sexta-feira, na Biblioteca da Floresta, às 18h.

A obra foi escrita baseada em sua origem de nascimento no Seringal São Luís do Remanso, atual Projeto de Assentamento Extrativista (PAE) Remanso. Lá, a autora relata uma breve história sobre a formação do Acre, com aspectos identificados desde o século XIX, com a chegada de milhares de imigrantes nordestinos que desembarcaram para trabalhar nos seringais. Mostra, ainda, o declínio da borracha, a ocupação dos seringais com os pastos bovinos ocasionando a retirada dos seringueiros e as condições em que estes chegaram às cidades, sem moradia e longe da natureza à qual estavam acostumados.

O livro é pautado também no êxodo das famílias dos seringais na floresta com a produção da borracha através das políticas públicas em  implantar as construções dos conjuntos habitacionais na década de 1970.

Mostra exemplares das primeiras construções de alvenaria no início do século XX no Acre até a atualidade e defende o tripé da sustentabilidade na área da habitação social, focando natureza, tecnologia e inovação.  Em especial, a leitura faz uma orientação no que se refere à construção de edificações, onde sejam levados em consideração a cultura, o clima e o meio ambiente das regiões.

Valdeci Lima Ribeiro é graduada em Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, mestra em Tecnologia das Construções (UFF/RJ) e professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faao em Rio Branco.

 

Valdeci Lima Ribeiro

 

editorial

Fazendo a sua parte

 

Ao entregar ontem mais veículos e outros equipamentos para as Polícias Militar e Civil, o Governo do Estado está fazendo a sua parte na prevenção e combate à criminalidade, cujos índices caíram nos últimos dois meses, apesar ainda de se registrarem algumas execuções relacionadas às disputas entre as famigeradas facções ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook