Assertividade

Postado em 30/11/2016 23:18:16 Claudia Correia

Olá, tudo bem?

Como vai você?

Sabe meu querido, minha querida, tem algumas coisas que se não forem bem esclarecidas as pessoas vão na onda, afinal, o poder de influência tem sido imenso e ao mesmo tempo assustador.

Algumas pessoas se detém a fala feita, discursos prontos, bonitinhos, porém pobres, irreais, tudo segundo o que lhes convém ou agrada, com o único objetivo, reforçar o fenômeno da negação da realidade, deixando seres humanos inertes, escravizados e adoecidos.

O que acha de entendermos o que realmente significa ser: Pacífico, passivo, e mais, agressivo e assertivo?

Daí, veremos como tem sido a minha, a sua, a nossa comunicação nos relacionamentos do dia a dia, e principalmente com a gente mesmo.

Vamos lá?

Primeiramente, precisarei mostrar para vocês o que significa cada comportamento citado anteriormente conforme pesquisa feita:

Observe os Estilos de Comunicação e Comportamento:

“PASSIVO – Não dizer NÃO a um pedido de alguém; deixar de reivindicar um direito seu; não desaprovar da opinião alheia com medo da crítica ou desaprovação; não colocar suas necessidades em primeiro lugar, por medo de ser egoísmo. Este é o famoso “bonzinho”. Não seja vítima. Procure ajuda e mude seu comportamento.

AGRESSIVO – Não tem papas na língua. Fala o que quer e na hora que quer. Não pensa nas consequências. É impulsivo. Deprecia, ofende e desrespeita. Não pensa em responder, simplesmente age, ferindo a outro. ”

Nem o PASSIVO e nem o AGRESSIVO colaboram para relacionamentos saudáveis, pois ambos envolvem desrespeito.

Tenha Equilíbrio e Desenvolva a Assertividade!

“ASSERTIVO – Se expresse com auto respeito; seja firme e fale com as pessoas da forma que você gostaria que falassem com você. Não aponte para a pessoa e sim para o comportamento dela. Caso contrário, você perde a razão. ”

“O ASSERTIVO é maduro, ele sabe que as pessoas têm direito de se posicionarem e não concordarem. Sabe que as pessoas estão no mundo não para satisfazerem suas necessidades. Elas têm crenças, cultura, religião, educação e forma de ver o mundo diferente, então respeite. Aprenda a falar na hora certa, para a pessoa certa, no momento certo e da forma certa. ”

Então meu amigo, minha amiga, não confunda comportamento pacífico com comportamento passivo.

O pacifico promove a paz, mas não se comporta de forma passiva, afinal, o passivo fica quieto, calado no momento que precisa se posicionar, pois é, ele fica em cima do muro, com medo e sem palavras, justificando seu comportamento e impotente caminho pela paz.

E isso me faz lembrar das palavras inteligentes, sábias e vivenciadas por um grande líder, Martin Luther King, ele disse:

“O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas. ”

O pacifico assertivo anseia a paz e sabe que para ela acontecer, precisa-se lutar de forma inteligente, estratégica, firme, segura, determinada e justa, denunciando as injustiças e toda a corrupção destruidora da paz, da dignidade e moral de um povo que tem se envergonhado e gemido de tanta dor.

Então, ser pacífico sim, mas com firmeza e de forma assertiva, posicionando-se sem medo, na hora, da forma e no momento certo.

E aí? O que acha de começar a desenvolver e praticar a Assertividade?

E eu jamais poderia deixar de mostrar o exemplo do Maior Líder que já existiu na terra: Jesus Cristo.

Ele e João Batista eram pacíficos, mas corajosamente denunciavam as injustiças, as maldades e corrupções de sua época, e isso de forma assertiva, firme, colocando-se a favor daquilo que é justo, honroso, digno e leal, para as pessoas certas, na hora certa, no momento certo e de forma certa.

Depois disso, acredito sinceramente que você olhará melhor para você mesmo, e saberá identificar qual o comportamento ou a comunicação que tem usado, o que precisa melhorar?

Lembre-se: Evoluir sempre e de forma Assertiva!

Esta é a palavra de ordem.

Um grande abraço!

Fica com Deus!

Claudia Correia
Terapeuta Individual e de Casal
Facebook: Claudia Correia de Melo

editorial

Uma boa medida

 

Como este jornal mostrou na edição de domingo, pelo menos, aqui, no Estado, as autoridades de segurança estão tomando medidas para evitar as chacinas que vêm se sucedendo em diversos estados com as disputas entre as famigeradas facções e, ao mesmo tempo, prevenindo e combatendo a criminalidade aqui fora com ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook