Bom dia!!! – Jornal A Gazeta

Bom dia!!!

Nossa entrevista de hoje é sobre a “Toxina Botulínica”, um assunto que desperta interesse e muitas dúvidas! Para nos elucidar, a cirurgiã plástica Dra. Fernanda Vendette responde às nossas perguntas. Vejamos:

TOXINA BOTULÍNICA TIPO A ( BOTOX R)
Qual o objetivo da toxina botulínica (BOTOX R)?
A toxina botulínica tem várias funções reparadoras –  como no caso da assimetria causada pela paralisia facial, espasticidades e hiperhidrose (excesso de suor), e também serve para fins estéticos, paralisando a ação da musculatura e, assim, diminuindo as rugas e os sulcos, trazendo um aspecto mais jovem.

A Toxina Botulínica serve para que tipos de rugas?
Serve para as rugas de expressão, ou seja, rugas formadas pelos movimentos da musculatura, mas serve principalmente para aquelas ao redor dos olhos, na região da testa e região entre as sobrancelhas. Também há algumas técnicas para a região do pescoço e colo.

O BOTOX funciona também para aquelas rugas ao redor da boca ou para o vulgo “bigode chinês”?
Não, para estas rugas de repouso (aquelas que já estão ali, mesmo sem fazer nenhum movimento), os preenchimentos são os mais indicados.

O BOTOX deixa a face paralisada? Sem expressão?
Esta é uma pergunta frequente, mas não, o Botox não deixa a face paralisada. Ele suaviza muito as rugas profundas, mas você continua fazendo movimentos normais.

A partir de qual idade se pode fazer a toxina botulínica?
A partir de quando as rugas de expressão começam a aparecer. Não tem idade exata, mas a partir dos 30 anos, quando o envelhecimento da pele se inicia, já se pode aplicar, pois ele evita que as rugas fiquem profundas com o tempo.

Então a toxina botulínica previne as rugas?
Sim, existem estudos que comprovam que o uso da toxina ao longo dos anos reduz cerca de 62% das rugas, principalmente na região frontal (testa) e  glabelar (entre as sobrancelhas).

Existem contra indicações?
Sim, pessoas tomando aminoglicosídeos, ou com alguma infecção local, ou com  ptose das pálpebras, mulheres grávidas e amamentando.

Homens também podem fazer?
Sim. É cada vez maior o número de homens que fazem aplicação da toxina.

Quanto tempo dura o efeito? O resultado aparece na hora?
O efeito dura de 4 a 6 meses. E o resultado inicia após o período de 48 a 72 horas, e alcança o efeito máximo em 14 dias.

Qualquer profissional pode realizar o procedimento?
Não, este procedimento deve ser realizado por médicos capacitados , preferencialmente cirurgiões plásticos e dermatologistas. Alguns profissionais (não médicos) que se aventuram e aplicam por preços abaixo do mercado – o que pode ser muito perigoso, pois a aplicação exige um conhecimento profundo da anatomia e, não raro, surgem em nossos consultórios pacientes com complicações decorrentes destes procedimentos. FIQUEM ATENTAS: a aplicação da toxina botulínica é um procedimento médico! Certifique-se!

***Para saber mais sobre o assunto, procure a Clínica Belle Plástica, através do telefone 3224-9595.
Até a próxima semana!

botox imagem 2 botox imagem 3 botox imagem1 botox imagem4

Assuntos desta notícia