Bom dia!

Postado em 23/06/2016 03:41:33

Navegando pelo Facebook, deparei-me com o texto interessante e bem humorado do professor João Júnior, sobre um velho e confuso hábito de amarrar-se pela cintura com um cinto cujo verdadeira finalidade é desconhecida pela maioria dos seus usuários. No post, o João explica para serve o chamado “cinto lombar” e os risco de usá-lo inadequadamente.

cintolombar1
Vejamos:
“Chega na academia mais “amarrado” do que linguiça, achando que vai ficar com a cintura fina ou vai dar suporte aos exercícios abdominais.

Muitas pessoas que não sabem da principal função do cinto lombar, antes mesmo de entrar no carro, já se “amarram” com o tal cinto, entram cantarolando nas academias e não conseguem nem respirar após a última estrofe, simplesmente porque estão inibindo a eficiência da sua musculatura do core.

O cinto lombar tem a função de dar sustentação e estabilização para a coluna durante alguns exercícios – eu disse alguns e não todos! “Ah, mas professor, quando eu coloco muita carga, eu preciso do cinto!” Nossa que show, mas o ideal é que o fortalecimento do seu tronco evolua na medida que o restante do seu corpo, ou não? Claro que sim!

É necessário que você tenha um desenvolvimento igual para todas as partes do seu corpo e não utilize como acessório de beleza para esconder a barriga e ficar com cintura mais fininha.

cintolombar2
O cinto tem suas funções e aplicações, não digo que não serve para nada – pode servir e muito, mas para uma minoria que possui algum desvio postural acentuado ou adquiriram alguma lesão. Então, utilize de forma adequada e se realmente for necessário. Não se “amarrem” porque viram a fulana de tal executando desenvolvimento com halteres “sentada no banco” (exercícios sentados já ajudam na estabilização). Em alguns casos, o objetivo principal é divulgar um produto do seu patrocinador e não dar suporte ao exercício. Muito menos usar para fazer do corpo uma massinha de modelar! Fique atento!

joaojunior
João Júnior

Especialista em Treinamento Desportivo
Especializando em Nutrição Desportiva com Ênfase em Fisiologia do exercício
Coordenador Mais Academia
Professor Uninorte Acre
CREF:000524-G/AC

friagem1
Com a chegada da friagem, consulte seu dermatologista!

Durante o frio, com a queda da temperatura criamos alguns hábitos que acabam por danificar nossa pele.

Entre eles, está o aumento na quantidade de banhos quentes que tomamos com sabões agressivos, que causam a irritação, descamação, coceira e desidratação severa por lesar nossa pele que é formada por moléculas gordurosas.

As mãos também sofrem no frio por estarem mais expostas à ação do frio e do vento. Além disso, é comum pensar que durante o frio o sol não traz nenhum malefício, porém a quantidade de radiação UVA, que causa envelhecimento da pele e até mesmo câncer, é igual a do verão.

Consulte sempre seu dermatologista, ele é o profissional que melhor entende a sua pele e sabe indicar o melhor tratamento para ela durante este inverno.
Aqui na Verde Vida você encontra os melhores cremes e protetores solares da Ada Tina, a preferida dos Dermatologistas mais exigentes.

#EuSouVerdeVida
#TeamVerdeVida
#NaVerdeVidaTem
#VempraVerdeVida
#PeloSeuBemEstar

Siga @VerdeVidaFarmacia no instagram!

editorial

Salvando vidas

 

Que o sistema público de saúde no Acre tem ainda suas deficiências não se pode negar. Porém, não se pode negar também que o Estado tem alcançado índices de excelência em alguns procedimentos importantes, que tem salvado muitas vidas, como os de transplantes de órgãos. Como se divulgou ontem, o Acre ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook