Caminhada por um planeta saudável – Jornal A Gazeta

Caminhada por um planeta saudável

O despertar da cidadania é um dos mais libertários momentos da vida de crianças, jovens e adultos. É quando a noção de direitos e deveres transcende meros interesses individuais para traduzir uma nova visão de mundo, que reflete a responsabilidade de cada pessoa na construção de valores coletivos plenos, plurais e democráticos que assegurem o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Entre esses valores coletivos se consagram o direito que todos temos a um meio ambiente saudável e igualmente o dever ético, moral e político de preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
A consolidação desse princípio como ato de cidadania, condição essencial para construirmos uma sociedade sustentável em nosso país, impõe uma tarefa educacional – inadiável e primordial – que aproxime a informação do consumidor, desde a sua mais tenra idade, estimulando-o a se manifestar como força capaz de liderar mudanças, que se fazem urgentes e necessárias, nos padrões de desenvolvimento do país. Infelizmente ainda sobrevive entre nós o mito da abundância e da inesgotabilidade dos recursos naturais. É forçoso reconhecer que o consumismo adquiriu uma perigosa e equivocada condição de valor social, cuja dimensão assume contornos preocupantes em uma sociedade que ainda não aprendeu a relacionar suas atitudes individuais ou coletivas de consumo à produção, à degradação ambiental e à consequente perda da qualidade de vida das pessoas.
Por isso, que GARISNAT – Associação preocupada com um Planeta mais Justo, Solidário e Sustentável, juntamente com a SEMEIA – Secretaria do Meio
Ambiente do Acre, Prefeitura, Academia MUNDO FITNNES estão promovendo a primeira CAMINHADA POR UM PLANETA SAUDÁVEL no Estado do Acre, mais propriamente na Capital Rio Branco, que realizar-se-á no dia 11 DE NOVEMBRO DE 2017 (sábado), com itinerário por parte da Avenida Getúlio Vargas (concentração e início perto do Colégio DE Aplicação, a partir das 7h30), dobrando à esquerda pela Rua Epaminondas Jácome e subindo a Rua Marechal Deodoro e dobrando à esquerda da Av. Ceará até o Colégio Aplicação, donde acontecerá a dispersão.
Nesse ínterim, vimos convidar essa tão honrosa instituição a fazer parte da pioneira caminhada conscientizadora em prol do Planeta Terra e consequentemente de nossas vidas.
É preciso irmos todos para as ruas, mostrar que estamos sofrendo as consequências de nossas atitudes errôneas, bem como, pela falta de mudança das consciências de cada um.
O planeta cimento está tomando conta da Floresta desenfreadamente. As grandes empresas de plásticos induzem os consumidores comprarem mais e mais produtos de plásticos e a Natureza/Mãe já mostra através das catástrofes, o que estamos causando a ela.
Assim, buscaremos com essa primeira Caminhada por um Planeta Saudável fortalecer a capacidade das pessoas de atuarem, individual ou coletivamente, na construção de um novo padrão de consumo, ambiental e socialmente responsável, onde o consumo excessivo e perdulário de uns não usurpe o direito ou prejudique as justas necessidades de consumir o mínimo indispensável à qualidade de vida de outros segmentos menos privilegiados da sociedade.

*Equipe GarisNat

Assuntos desta notícia