Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 01.02.2018

Resolveu falar
Marcio Bittar (MDB) finalmente quebrou o silêncio e falou a respeito do vazamento do áudio no qual fez declarações gravíssimas contra alguns dirigentes da oposição, entre eles o senador Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP).

Ele disse
No áudio, Bittar afirmou que Petecão teria recebido R$ 1 milhão de seu primeiro suplente para a campanha eleitoral de 2010. Disse ainda que o pai do pré-candidato ao governo do Acre, Gladson Cameli, o empresário Eládio Cameli, estaria disponibilizando R$ 30 milhões para a campanha do filho.

Vítima de armação
Em nota, o emedebista fez questão de ressaltar que foi vítima de armação de seus adversários para prejudicar sua pré-candidatura ao Senado e que o áudio teria sido editado.

Desculpa esfarrapada
Acho que Bittar brinca com a inteligência das pessoas ao tentar insinuar que mudaram o contexto do que ele falou ao editarem o áudio. Se realmente foi vítima de uma fraude, porque esperou tanto tempo para se defender?

Deixa de brincadeira
Ainda que o áudio tenha sido manipulado, isso não o exime de suas declarações. A desculpa de Bittar só serviu para jogar mais gasolina nessa fogueira.

O pré-candidato deverá disponibilizar a versão completa do áudio que ele alega ter sido editado. Aguardemos!

Bittar disse
“Na próxima semana, em entrevista já agendada, esclarecerei os fatos e mostrarei que fui vítima de uma torpe trapaça. Não há nada no áudio gravado que eu não possa falar publicamente e de forma transparente.”

Pré-candidatura
O ex-presidente Lula marcou para fevereiro o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência. Em reunião ocorrida na última terça-feira, 30, o petista ressaltou a importância de reafirmar sua candidatura.

Na dianteira
Por falar em Lula, o Instituto Datafolha divulgou ontem, 31, uma pesquisa na qual aponta o petista liderando os cinco cenários em que é incluído. A pesquisa foi feita na segunda-feira, 29, e na terça-feira, 30 – após, portanto, o julgamento no TRF-4, que ocorreu na quarta-feira, 24, e que pode tirar Lula da disputa por causa da Lei da Ficha Limpa.

Lula na frente
Nos cinco cenários que incluem Lula, o terceiro lugar apresenta empate técnico. Na primeira simulação, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 7% e Joaquim Barbosa (sem partido), 5%. No segundo cenário, Alckmin e Ciro mantêm os 7%, e Álvaro Dias (Podemos) tem 4%.

Resultado da pesquisaI
Na terceira simulação, Marina Silva (Rede) aparece com 8% e Luciano Huck (sem partido) tem 6% – mesmo porcentual de Alckmin e Ciro. Numa quarta hipótese, Marina tem 10%, Ciro, 7%, Dias, 4%, e João Doria (PSDB), 4%.

Resultado da pesquisa II
Um quinto cenário apresenta Marina com 7%, Alckmin e Ciro com 6%, Huck com 5%, Barbosa e Dias com 3% – neste caso, o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ficam com 1% cada.

Ele vence
No segundo turno, Lula venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%) e Bolsonaro (49% a 32%).

Feliz
Quem comemorou o resultado foi o secretário de Organização Partidária do PT do Acre, Cesário Braga. Ele frisou ainda que Lula mantém o apoio total da população.

Ele disse
“A condenação sem provas do ex-presidente Lula pelo TRF-4, na semana passada, não diminuiu o apoio do eleitor ao petista. Nova pesquisa Datafolha mostra que Lula segue líder isolado na disputa pela Presidência e venceria com facilidade qualquer um dos candidatos apresentados. É a força do povo”, comemorou o petista.

Em Epitaciolândia
O governador Tião Viana vai amanhã à Epitaciolândia participar da inauguração da usina regional de asfalto, junto com o prefeito Tião Flores, o deputado Manuel Morais e o deputado federal César Messias.

Patrulha mecanizada
O governador entrega, junto com o prefeito, ainda, uma patrulha mecanizada, vários equipamentos pesados para limpeza urbana e trabalho dos ramais, viaturas, arados e implementos. O governador será o convidado de honra da solenidade que marca a parceria entre prefeitura e governo do Estado.

Mandato positivo
A administração de Tião Flores, do PSB, tem marcado positivamente a cidade que, em um ano, recuperou sua situação financeira, construiu e recuperou mais de 400 km de ramais, realizou mutirões de saúde, de ecossonografia, de odontologia e investiu pesadamente em educação e na área de melhoramentos urbanos, especialmente na coleta de lixo e na abertura de vias.

Novos filiados
No último domingo, o prefeito realizou um grande encontro do PSB para filiação de novos integrantes e de análise política.