Coluna Política Local – 02/12/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 02/12/2017

Enfraquecendo o grupo
A candidatura do coronel Ulysses ao governo do Estado em 2018 ainda continua sendo um dos principais assuntos no bloco da oposição. Tem muito dirigente tentando entender o motivo de ele estar tentando “dividir” o grupo.

Ele acha desnecessário
Durante uma reunião com o PR, ontem, 1º, Gladson Cameli (PP) chegou a dizer que não está preocupado com o surgimento de outra candidatura dentro da oposição, mas salientou que não sabe a necessidade de ter outro candidato ao governo dentro do mesmo grupo.

Esqueçam o Bocalom
O pedido do progressista para que o grupo esqueça Tião Bocalom só comprova que o democrata se tornou persona non grata entre os apoiadores da candidatura de Cameli.

Apoio a Gladson
Depois do PPS, agora foi a vez do PR apoiar a candidatura de Gladson ao governo do Estado. Vários partidos da oposição participaram da agenda, inclusive o DEM. Embora Bocalom não queira conversa com os progressistas, ainda tem muito dirigente democrata seguindo a mesma estrada que Gladson.

Buscando união
Indo na contramão da executiva estadual, a municipal decidiu que não apoiará a pré-candidatura do cel. Ulysses. Já firmaram compromisso com o grupo de Gladson e não voltarão atrás.

No mesmo grupo
Embora o vereador Emerson Jarude (Livres) tenha declinado do convite do PP para se juntar ao grupo de apoio à candidatura de Gladson ao governo, o senador anunciou uma suposta aliança com o Livres.

Apenas conversas
Uma conversa foi iniciada entre PP e Livres, porém, nada definido ainda. Mas, não seria surpresa nenhuma se o partido oficializasse o apoio.

Revogada
A bizarra lei que criou o Dia do Fusca, de autoria da ex-vereadora Roselane Sports, criada na legislatura passada, deve entrar no pacote do “Revogaço”.

Sancionada
O governador Tião Viana sancionou a Lei Nº 3.301 que institui o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal. A SAF é uma doença que afeta bebês de mães que ingerem bebidas alcoólicas durante a gravidez. A lei é um projeto de autoria do deputado estadual Daniel Zen.

Combatendo a violência
Na luta contra a violência, Acre forma mais de cinco mil alunos no Proerd em 2017.

Objetivo
O programa visa orientar crianças e adolescentes sobre uso de drogas e violência. O Proerd ensina técnicas de autocontrole e resistência para que as crianças tenham a consciência de negar qualquer oferta de drogas.

Ação social
O governo do Estado, por meio de seu Sistema Integrado de Segurança, possui diversas ações sociais que atuam na prevenção da violência, como Bombeiro Mirim, Guarda Mirim, Projeto Pacificar, Projeto Polícia Civil na Escola entre outros.

A casa caiu
Justiça determinou a indisponibilidade dos bens de propriedade do ex-prefeito do Município, Paulo César da Silva (PT), o Paulinho, e Janilson de Paiva Araújo. A decisão atende a uma ação civil de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público no município.

É corrupto
Pesquisa do Ibope divulgada ontem, 1º, mostra que 86% dos brasileiros concordam com a afirmação de que o governo é corrupto. Para 81%, a vontade da população não é respeitada. 85% acham que o País não está sendo conduzido pelo caminho certo apenas 12% opinam o contrário.

Em queda
O Ibope também mostrou que o otimismo dos brasileiros em relação à economia teve uma queda significativa e chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos oito anos. Somente 21% preveem mais prosperidade no próximo ano – metade do porcentual obtido no levantamento anterior, feito no final de 2016.

Trabalho colaborativo
Com o apoio do deputado Raimundo Angelim (PT), a Organizações da Sociedade Civil do Acre realizou o I Encontro Estadual. Angelim frisa que a ideia do evento é construir um trabalho colaborativo e sustentável comprometido com a justiça socioambiental e a democracia.

Ele disse
O presidente de Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que o governo está longe de ter votos para aprovar reforma da Previdência. Para tentar conseguir os votos para aprovar a reforma, Maia disse que vai se empenhar, junto com o governo, nas articulações com os deputados.

Negando a barganha
Enquanto isso, o PSDB tenta limpar sua barra quanto às afirmações de que estaria exigindo concessões do governo para aprovar a reforma da Previdência. A sigla nega barganha por reforma.

Assuntos desta notícia