Coluna Política Local – 07.01.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 07.01.2018

Quase saindo
A filiação do presidenciável Jair Bolsonaro no PSL tirou o sossego de alguns dirigentes do partido no Acre, entre eles o vereador Emerson Jarude. Em nota, o parlamentar disse que vai decidir na próxima semana se permanece ou não na sigla.

Opiniões contrárias
O que pesa na decisão de Jarude é o fato de discordar das ideias do programa de governo de Bolsonaro.

E agora?
E por falar no Coronel Ulysses, a debandada de Bolsonaro para o PSL pode afetar com a candidatura do militar ao governo do Estado. Ele já cogita a possibilidade de abandonar o Patriota e optar por uma filiação junto à nova legenda de Bolsonaro ou o DEM de Tião Bocalom.

Ele disse
“Com essa decisão do Bolsonaro é possível que nossa candidatura possa ser viabilizada pelo PSL ou pelo próprio DEM”, disse Ulysses.

Fortalece
De qualquer forma, a saída ou não de Ulysses do Patriotas não abala a aliança entre a sigla e o PSL e DEM no Acre. Sem falar que o militar continua com sua candidatura.

Debate quente
Sem dúvidas, a disputa eleitoral desse ano promete ser uma das mais quentes dos últimos tempos no Acre, em especial, Governo do Estado e Senado. Bons debates podem ser suscitados.

Oposição indignada
E por falar na sucessão estadual, as declarações do presidente do PT, Daniel Zen, de que Gladson Cameli e Coronel Ulysses teriam supostamente deixado a Frente Popular do Acre movidos pela sede de poder causou indignação nas fileiras da oposição.

Discurso errado
Zen é um político inteligente, mas erra ao achar que a população cai nesse conto. Desqualificar o opositor não é o caminho correto. Sem falar que o próprio candidato pela FPA não precisa disso. O prefeito Marcus Alexandre, mesmo em meio a tantas dificuldades, tem feito uma boa gestão. Isso o coloca na dianteira dentro desse processo.

Boa notícia I
O governador Tião Viana utilizou seu perfil no Facebook para anunciar a chegada de 500 novos policiais em treinamento para reforçar a Segurança Pública em todo Estado. 250 policiais militares e 250 policiais civis darão início ao treinamento para reforçar segurança no Acre.

Boa notícia II
Tião ainda ressaltou seus feitos à frente do cargo de maior prestígio no Estado e declarou ter a honra de ser o governador em que mais policiais novos ingressaram para ajudar no setor.

Desprestigiados?
O PRB decide até fevereiro os rumos do partido na eleição de 2018. A sigla anda se sentindo desprestigiada, mas não creio que seja ao ponto de deixar a coligação. Só saberemos de fato no futuro.

No caminho certo
O deputado Lourival Marques (PT) tem firmado boas alianças para sua reeleição à Aleac. O bom mandato que tem feito somado aos apoios à sua candidatura devem lhe render o retorno ao parlamento estadual.

É candidata
Confirmadíssima a presença da secretária de Juventude da prefeitura de Rio Branco, Temylis Silva, na disputa a uma vaga na Aleac. Até o começo da semana, o nome dela tinha sido apenas cogitado.

Se fortalecendo
Chega notícia que o deputado federal Alan Rick (DEM) tem formado novas alianças para disputar a reeleição. A presença do ex-prefeito e presidente do DEM, Tião Bocalon (DEM), não o intimidou e tem buscado se fortalecer para garantir sua vaga. E não está errado.

Candidatos ao Senado
Jorge Viana (PT), Ney Amorim (PT), Sérgio Petecão (PSD), Marcio Bittar (PMDB), Fernando Lage (DEM), Sanderson Moura (PTC) e Minoru Kimpara (REDE) são alguns dos pré-candidatos ao Senado Federal na eleição do próximo ano.

Será?
Os partidos nanicos da FPA bateram o pé essa semana e reafirmaram que não entrarão no chapão do PT. Já tem dirigente afirmando que é mais fácil nevar no Acre do que aderirem a aliança. Ver para crer.

Será?
Cogitou-se ainda a presença do vereador Juruna na disputa por uma vaga na Aleac. Até o momento, o parlamentar não confirmou ou negou o assunto.

É candidato
O ex-vereador Raimundo Vaz (PR) retorna na eleição do próximo ano como candidato a deputado estadual. Nos bastidores, comenta-se que sua candidatura está bem organizada e vem para ganhar.

Assuntos desta notícia