Coluna Política Local – 09.01.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 09.01.2018

Confirmado
Depois do presidente Regional do PSL no Acre, Rodrigo Pires, emitir nota retirando o Livres da composição da sigla, em decorrência da filiação do presidenciável Jair Bolsonaro, agora foi a vez de o vereador Emerson Jarude abandonar o partido.

Justificativa
Em nota, Jarude frisa que deixa o PSL por não concordar com “a forma sorrateira e desleal” da executiva Nacional. Ou seja, não é a presença em si de Bolsonaro que o incomoda, mas a forma como o PSL negociou a chegada do presidenciável.

Apoio continua
Emerson Jarude garante que sua saída do PSL não atrapalha em nada sua relação política com o pré-candidato ao governo do Acre, Coronel Ulysses, que apoia Bolsonaro.

Corrente liberal
Ainda sobre Jarude, o parlamentar afirma que sua militância a favor da corrente liberal a partir do Livres continuará.

Sem peso
O apoio do prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, à reeleição de deputada Leila Galvão (PT) poderá não ser tão benéfico quanto ela pensa. A população anda bem indignada com a gestão dele, portanto, a tendência é lhe tirar votos.

Bem votada
Ainda que exista essa possibilidade em Xapuri, não resta dúvidas de que Leila será uma das mais votadas nesta eleição. O bom mandato que vem desempenhando a credenciou para retornar à Aleac na próxima legislatura.

O vice de Gladson
Se depender do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), o vice na chapa de Gladson Cameli (PP) será o conselheiro do TCE, Valmir Ribeiro. Não quer nem saber do médico Eduardo Veloso ocupando a vaga.

O indicado
Nos bastidores o que se comenta é que Sales está trabalhando duro para que Ribeiro seja o indicado. Não creio que consiga muitos apoios para esse ideal, ainda que o conselheiro seja preparado para ocupar a vaga.

Chapa própria
O PCdoB está quase batendo o martelo quanto a sair com chapa própria na disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa. O fato de nenhum partido nanico da FPA querer formar uma aliança com a sigla está pesando na decisão.

Afundam
A alternativa mais viável para os comunistas é essa mesma: chapa própria. Uma união com o PT pode lhes custar caro. Os derrotados do PEN em 2014 que o digam.

No caminho certo
O trabalho que Tchê vem fazendo dentro do PDT está corretíssimo. Com o fim das coligações proporcionais em 2020, o partido que não tiver se fortalecido não terá chance de se manter vivo.

Vai concorrer?
Circula nos bastidores a notícia de que o ex-deputado Manoel Machado irá concorrer a uma das vagas da Aleac. Sua confiança em vencer a disputa vem do fato de sua sobrinha, a vice-prefeita Socorro Nery assumir o comando de Rio Branco a partir de abril próximo.

É candidato?
A chegada de Bolsonaro no PSL fez cogitar a ideia de uma possível candidatura de Tião Bocalom (DEM) ao governo do Acre na eleição deste ano. A faísca saiu da proximidade entre o democrata Alan Rick e o próprio Bolsonaro.

Apoiando a FPA
Enganou-se quem pensou que o prefeito de Senador Guiomard, André Maia, desistiria de apoiar o candidato Marcus Alexandre (PT) na disputa ao governo. É o que fará, goste ou não a oposição.

Por quê?
Muitos questionamentos estão sendo suscitados em relação à candidatura do deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) à Câmara Federal. Ele deixa uma reeleição quase certa na Aleac para se aventurar em terras desconhecidas.

Quase certo
Embora não tenha se falado mais sobre isso, um dirigente do PP disse que é quase certa a filiação do ex-deputado Taumaturgo Lima ao PP. Questão de tempo para que o anúncio seja feito.

Caravana
Alguns acrianos estão se mobilizando para estarem presentes no julgamento de Lula pelo TRF-4, em Porto Alegre. O diretório do partido está cuidando das adesões e deve haver manifestações a respeito também aqui no Acre.

Imparcial?
E por falar em Lula, a postagem da chefe de gabinete da presidência do TRF-4 pedindo a condenação do ex-presidente levou petistas a contestarem a imparcialidade da corte para julgar o recurso no próximo dia 24. Há quem diga que existe uma perseguição e ativismo político contra Lula dentro do Tribunal.

Estranho
“A chefe de gabinete do presidente pedir a prisão de Lula nas redes é um escândalo que compromete a parcialidade do julgamento!”, disse o senador Lindbergh Farias.

Assuntos desta notícia