Coluna Política Local – 10.04.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 10.04.2018

Evitar a pulverização
Pouco tempo depois da prisão do ex-presidente Lula, integrantes da cúpula do PT já começaram a discutir o espólio das intenções de votos do principal líder do partido. A avaliação feita pela executiva nacional é que é preciso rapidamente evitar a pulverização dos votos de Lula para outras legendas da esquerda.

Continua candidato
Talvez por isso que a executiva tenha confirmado que Lula continua sendo pré-candidato à Presidência da República, ainda que seja considerado pelo TSE como inelegível.

Medo bate à porta
A ex-ministra Marina Silva (Rede) é vista como a pré-candidata à Presidência apta a capitalizar votos de petistas mais ligados à centro-esquerda. A palavra de ordem é evitar que isso aconteça, tendo em vista que outro candidato pelo PT pode ser levantado.

Plano B
A primeira escolha, sem dúvidas, é Lula, mas diante de sua situação, o PT não pode esquivar de um plano B. Outro nome deverá ser escolhido. Já se fala até no ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A grande questão
O grande problema para o PT é conseguir superar o dilema de segurar o plano B até setembro já que, neste momento, fechou compromisso de manter solidariedade ao ex-presidente Lula e lançar sua candidatura em 15 de agosto, mesmo se ele continuar preso. Muito a se pensar.

Chapa própria
O PP decidiu declinar da ideia de formar uma aliança com MDB para a disputa a deputado estadual. Isso coloca fim aos rumores de que os emedebistas só voltaram para a aliança com Gladson porque o progressista havia confirmado que essa parceria aconteceria.

E aí?
A questão é: a aliança para a disputa a deputado federal continua? PP e MDB possuem nomes fortes para esta eleição. A aliança não tem sido vista com bons olhos pelos candidatos, principalmente os do PP.

Aleac
Circula nos bastidores que o ex-deputado Chicão Brígido teria desistido de concorrer a deputado federal. Está de olho na Assembleia Legislativa do Acre. A conferir.

STF responde
Em uma roda de conversa ontem, ouvi o seguinte questionamento: Lula foi preso por ter sido condenado em segunda instância. Por que o vereador Juruna continua solto? Nada contra o vereador Juruna, que fique claro, mas a situação é bem questionável mesmo.

Qual dos dois?
A “justiça” ocorreu para qual dos dois lados? Lula ou Juruna?

Vão brigar de novo
O clima de paz entre Major Rocha (PSDB) e Marcio Bittar (MDB) tem sido questionado por muitas pessoas, inclusive, dirigentes da própria oposição. Já tem gente esperando a próxima briga. Pode até demorar, mas ela já é dada como certa.

Destacou-se
Léo de Brito (PT) tem sido um dos deputados federais mais elogiados. Esteve ao lado do PT em momentos decisivos para o partido. Optou pela defesa partidária e nunca se esquivou de nenhum debate. Teve uma boa contribuição também em projetos relevantes, bem como destinação de emendas para o Acre.

Trabalhando muito
Sua boa atuação no parlamento federal o classifica para retornar a Câmara. Claro que não será uma disputa fácil, portanto, ainda que tenha chances de ser reeleito, o momento é de trabalhar para que isso realmente aconteça.

Cotado para voltar
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) também é um dos cotados para voltar na próxima legislatura. Tem levantado bons debates em Brasília. O Estado ganha muito com seu retorno à Câmara Federal.

Chapa competitiva
O Partido Humanista Social montou uma chapa competitiva para disputar as eleições 2018. Cerca de 36 já foram confirmados para disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições 2018. Para deputado federal, a sigla conta com o nome do empresário Jarbas Soster.

No Solidariedade
O advogado Jecson Dutra filiou-se ao Partido Solidariedade. Corre nos bastidores que ele pretende concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Na eleição de 2014 ele participou do pleito pelo PDT.

Andança no interior
Após anunciar a chapa majoritária em Rio Branco, a oposição decidiu fazer uma andança pelo interior do Acre. O pré-candidato ao governo pela FPA, Marcus Alexandre, também será uma figura constante no interior. O duelo de titãs já começou.

Assuntos desta notícia