Coluna Política Local – 12.01.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 12.01.2018

Caminho certo O prefeito Marcus Alexandre deu iniciou ontem, 11, à execução do Plano de Contingência do Município, com a ordem de limpeza do Parque de Exposições Wildy Viana e de construção dos cem primeiros boxes para o caso de necessidade de acolher famílias desabrigadas pela cheia do manancial.

Situação
preocupante
Levando em consideração que nos meses de fevereiro e março, a tendência é que o volume de chuvas aumente, o prefeito segue no caminho correto ao se antecipar, ainda que a expectativa de desabrigados seja menor neste ano.

Mais mulheres
Na eleição deste ano o número de mulheres disputando cargos eletivos é bem maior, tanto no parlamento estadual como federal. Aumenta as chances de termos mais mulheres representando a população.

Tem estrutura
A deputada Juliana Rodrigues (PRB) disputa a reeleição com uma estrutura forte e organizada. Sem falar o apoio da Igreja Universal. Sua presença na próxima legislatura é quase certa.

Bem votada
A deputada Leila Galvão (PT) deverá vir do Alto Acre como a mais votada da região, pelo trabalho político desenvolvido e por ter ampliado as suas bases.

Ainda sem vice
De todas as pré-candidaturas ao governo do Estado, apenas a do Coronel Ulysses (Patriota) que não discutiu ainda abertamente o nome do vice. A aliança formada pelo DEM-PATRIOTA-LIVRES tem se mantido discreta quanto ao debate.

Vai saber
Cogitou-se até a presença de Tião Bocalom (DEM), mas após os rumores ele confirmou que sairia candidato a deputado federal. No momento, com a filiação de Jair Bolsonaro ao PSL, nem a pré-candidatura de Ulysses está segura.

Bom trabalho
Moisés Diniz (PCdoB) deixa o mandato em abril próximo. Nesse período em que esteve como deputado federal, sem dúvidas, fez um bom mandato. Trabalhou bem mais que o titular da vaga.

Futuro político
O resultado da eleição deste ano dirá muito sobre o futuro político de Marcio Bittar (PMDB). Mais uma derrota no curriculum diz muita coisa. O desejo de caras novas no processo eleitoral é real.

Em campanha
De olho no processo eleitoral deste ano, muitos políticos estão marcando presença no interior do Estado. Aproveitam o recesso parlamentar para visitar as bases e fortalecer alianças.

Persona non grata
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) foi o deputado da base que mais bateu de frente com o governo do Estado em 2017. Para 2018, o parlamentar não pense que terá facilidades. Nos bastidores, o que se comenta é que Raimundinho está na lista de personas non gratas da Casa Rosada.

Trabalhando duro
E por falar no deputado, outra notícia que cresce nos bastidores é que já estaria se articulando para derrubar o veto governamental ao Projeto do Pro-Saúde. Quer mostrar que tem mais força que o chefe de Estado.

Vai sair candidato
Outro que provavelmente disputará uma vaga na Aleac é o empresário Jorge Catalan. Em 2016, ele foi candidato à prefeitura de Senador Guiomard pelo PP e se mantém na sigla para a eleição deste ano.

Forte candidato
Conversando com um dirigente do PP sobre o quadro de candidatos para esse ano, o nome de Catalan foi citado como um dos mais fortes. A aposta em uma vitória dele é alta.

No PTB
Corre a notícia de que o tucano Renê Fontes está de malas prontas para o PTB. A saída do PSDB seria meramente estratégia política. Fontes deseja se candidatar a deputado estadual e no PTB as chances de vitórias são bem maiores.

Pega na mentira
A prefeitura de Capixaba bem que tentou, mas não conseguiu manter a mentira de que teria pago o 13ª salário dos servidores do município. Professores, motoristas e mediadores ainda estão à espera de receber os vencimentos.

Devolve a grana
Ex-prefeito de Porto Walter, Neuzari Correia, foi condenado a devolver cerca de R$ 200 mil ao erário público devido à falta de prestação de contas e prova da correta utilização das verbas oriundas de um convênio firmado com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Assuntos desta notícia