Coluna Política Local 12/09/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local 12/09/2017

“Ninguém consegue dormir direito com medo de que os ataques aconteçam. Precisamos de providências urgentes, Tarauacá não aguenta mais viver assim”

(Deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) ao falar sobre a onda de ataque por facções criminosas no município de Tarauacá)

Se fortalecendo
A empresária Charlene Lima segue se fortalecendo para a eleição de 2018. Tem se reunido com muitas lideranças no interior e conseguido muitos apoios para sua candidatura. Se continuar nesse ritmo pode ocupar uma das 24 vagas no parlamento estadual.

Único ‘defeito’
O vereador Rodrigo Forneck (PT) é um bom vereador. Tem demonstrado um bom preparo na Câmara de Vereadores. Seu único ‘defeito’ é deixar que a oposição em alguns momentos o paute.

Bom mandato
Ontem, um parlamentar da base governista estava tecendo muitos elogios ao deputado Antonio Pedro (DEM). Desejou que todos da oposição tivessem a personalidade tranquila do colega de parlamento.

Bom vereador
O vereador Eduardo Farias (PCdoB) tem feito um bom mandato. É um político inteligente e experiente. Como líder do prefeito tem feito uma defesa coerente. Mas, se os burburinhos nos bastidores estiverem certos, Farias logo, logo deixará a Câmara. É que ele pretende disputar uma vaga na Aleac.

Depois
O senador Jorge Viana tem tido cautela quanto à escolha de seu suplente. Diz que o momento não é oportuno para iniciar o debate. Primeiro vai afinar sua reeleição, somente depois iniciará as conversas. Tudo ao seu tempo!

Só elogios
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), tem recebido cada dia mais aderentes a sua pré-candidatura ao senado em 2018. Enganou-se quem achava que o petista iria desistir. As chances de vitória são reais.

Oposição
A oposição que abra bem olhos na disputa ao Senado em 2018. Se não adotarem a estratégia correta correm o risco de ficar sem representante. Certamente o que aconteceu com a dobradinha Jorge Viana e Edvaldo Magalhães pode não se repetir. O carisma que Edvaldo não tinha, Ney Amorim tem de sobra.

Grande destaque
Desta atual bancada parlamentar, os nomes que mais tem se destacado por exercer um mandato sem histerismo, mas com competência e qualidade, são os deputados Jesus Sérgio (PDT), Antonio Pedro (DEM), Lourival Marques (PT), Daniel Zen (PT), Gehlen Diniz (PP), Jenilson Leite (PCdoB) e Manoel Morais (PSBO).

Destaque
Entre os vereadores que merecem destaque cito o Eduardo Farias (PCdoB), Rodrigo Forneck (PT), N. Lima (DEM), Artemio Costa (PSB), Emerson Jarude (PSL), Roberto Duarte (PMDB), Lene Petecão (PMDB) e Mamed Dankar (PT). Este último tem sido citado como a grata surpresa no parlamento municipal nesta legislatura.

Ele quer voltar
Chegou à notícia a esta coluna que o ex-deputado Gilberto Diniz se prepara para concorrer a uma das vagas na Aleac. Dizem nos bastidores que o seu foco é ‘tirar de tempo’ o seu primo, o deputado estadual Gehlen Diniz (PP). Ao que parece a rixa entre os dois ainda continua.

É candidata
Algumas pessoas questionam se a secretária Sawana Carvalho (PT) será realmente candidata em 2018 à Aleac. Ouvi de uma fonte segura que sim, e conta com o apoio da primeira-dama Marlúcia Cândida e do movimento das mulheres do PT.

Coerente
O deputado Nelson Sales (PV) tem sido uma grata surpresa no parlamento estadual. Tem feito apontamentos coerentes ao longo dos últimos debates.

Vice de Gladson
O presidente da executiva municipal do PSDB em Rio Branco, Francineudo Costa, em entrevista a um site local anunciou que a ex-deputada Toinha Vieira pode ser indicada pela sigla como vice de Gladson Cameli. Se a informação for verdadeira, o prefeito Marcus Alexandre perde um apoio de peso a sua pré-candidatura ao governo.

Não vai ter golpe
O presidente do PDT, Luiz Tchê, garante que a sigla terá uma chapa forte nas eleições de 2018 tanto ao parlamento estadual quanto federal. Assunto já definido e não tem quem o faça voltar atrás.

 

Assuntos desta notícia