Coluna Política Local – 13/09/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 13/09/2017

Homenagem
O governador Tião Viana (PT) recebeu das mãos do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a medalha Juscelino Kubitschek. Uma homenagem bastante significativa.

No jogo
A empresária Vânia Pinheiro, de passagem pelo jornal A Gazeta, comentou que sua pré-candidatura a Câmara Federal segue firme e forte. Tem se reunido com muitas lideranças no interior e conseguido muitos apoios para sua candidatura.

Em liberdade
O que parecia muito difícil aconteceu. O ministro Sebastião Reis Junior, do STJ, aceitou pedido de habeas corpus e decidiu pela soltura do ex-diretor da Emurb, Jackson Marinheiro. Ele entendeu que não há fundamento para a prisão preventiva.

Ele e mais
Jackson Marinheiro e outras 18 pessoas, entre empresários e servidores e ex-servidores da Emurb foram presos denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.

Nada de apoio
Não é surpresa nenhuma o anúncio do presidente do PSDB, Major Rocha, de que não irá apoiar a candidatura de Márcio Bittar (PMDB) ao Senado. Há tempos que Rocha avisa que seu apoio incondicional será para a reeleição de Petecão.

Vai perder apoio
Gladson Cameli (PP) que abra bem o olho. Sua candidatura ao governo do estado pode cair por terra quando o debate acerca da escolha de seu vice voltar ao centro do debate na oposição. Uns três já sinalizaram que receberam a palavra de que serão os escolhidos.

Não creio
Surge a notícia de que Alan Rick (DEM) ainda espera o anúncio de Cameli indicando seu nome como vice na chapa ao governo pela oposição. Não aposto nessa tese, mas como na política tudo é passível da acontecer, não seria surpresa nenhuma o anúncio.

Dureza
Em 2018, não haverá nenhuma disputa fácil. Tendo em vista essa grave crise ética e moral entre a atual classe política do país, o eleitor já vem dando sinal de que será mais rigoroso na hora de depositar seu voto na urna.

Na oposição
Ao que tudo indica o deputado Jesus Sérgio (PDT) fará o mesmo caminho que o deputado federal Alan Rick (DEM). O pedetista irá deixar a base governista para se filiar a PSD, do senador Sérgio Petecão. Será colega de partido do deputado Jairo Carvalho (PSD).

Na oposição
Voltam os rumores de que o deputado André Vale (PRB) estaria negociando sua ida para a oposição. Não creio que seja verdade. Pode até não estar satisfeito com seu bloco, mas não acho que chegue a sair da FPA.

Competitiva
A depender do partido ao qual vai se filiar, a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, se for candidata à deputada estadual pode ser muita competitiva. É uma sindicalista atuante.

Muito difícil
Aos novos candidatos do PT que pretendem disputar uma vaga na Aleac, não pensem que será uma tarefa fácil. Os quatro parlamentares da sigla que buscarão a reeleição possuem um grupo de apoio sólido. Nessa disputa, já iniciam em vantagem.

Pode ganhar
Todos os olhos estão atentos para a possível candidatura do vereador Roberto Duarte (PMDB) para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em 2018. Duarte cresceu muito politicamente nos últimos seis meses e as chances de vitória são reais.

Investigado
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, autorizou a abertura de um inquérito para investigar suposto favorecimento do governo do presidente Michel Temer (PMDB) à empresa de terminais portuários Rodrimar S/A.

Investigado II
A decisão de Barroso atende a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que solicitou a abertura da apuração em junho, junto da denúncia contra o presidente por corrupção passiva.

Flagra
As investigações da Polícia Federal na Operação Patmos flagraram conversas do ex-deputado federal e ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures ao telefone em que ele articula com executivos da Rodrimar sobre o decreto e conversa com integrantes do governo, incluindo o presidente, sobre o assunto. A empresa opera no Porto de Santos, tradicional área de influência política de Temer.

 

Assuntos desta notícia