Coluna Política Local – 17.01.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 17.01.2018

Não volta atrás
A pré-candidatura de Mara Rocha (PSDB) está tirando o sono de alguns oposicionistas. Corre nos bastidores a notícia de que já existe um grupo com a finalidade de implodir a presença da jornalista no pleito eleitoral deste ano.

Não pode indicar
O PMDB trabalha com a tese de que se o ninho tucano vai lançar uma candidatura ao Senado, perde a prerrogativa de indicar o vice de Gladson Cameli (PP) na disputa ao governo. Conversa fiada! Até um dia desses, mesmo com candidato ao Senado, estavam tentando apontar o ocupante dessa vaga.

Escolha de Gladson
Quanto ao vice, Major Rocha está bastante tranquilo, tendo em vista que a indicação de Eduardo Veloso não foi do PSDB, mas uma escolha do próprio Gladson. Portanto, a pré-candidatura ao Senado do PSDB continua de pé.

Atrito
Essa decisão do PSDB o coloca em rota de atrito com o MDB. Os tucanos já avisaram que irão pedir voto para Mara Rocha e Sérgio Petecão (PSD). Quem sai perdendo é Marcio Bittar.

Lei do Muricy
No final das contas, a campanha para o Senado será a da Lei do Muricy: cada candidato por si. Com oito candidatos e apenas duas vagas, não boto fé em dobradinha. Cada um lutará pelo seu, sem dúvidas.

Revoltado
Uma figura constante nas agendas do pré-candidato ao governo, Gladson Cameli, é o candidato a deputado federal Rudiley Estrela (PP), tio do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (MDB). Quem não anda gostando muito dessa amizade é Vagner Sales (MDB) cuja filha é candidata à reeleição pela oposição.

Abre o olho
A parceria entre Ilderlei e Vagner azedou já tem um bom tempo. O fato de Gladson andar com Rudiley a tiracolo já diz muita coisa. Vagner Sales que abra o olho.

Tem lógica
Também não se pode ignorar o fato de Rudiley ser do mesmo partido que Cameli, portanto, nada mais natural que andem juntos, muito embora o fato esteja incomodando alguns aliados de Gladson.

Em silêncio
Vagner Sales tem se mantido em silêncio. Há quem diga que está se preparando para dar o bote.

Forte candidato
O ex-deputado Zé Carlos é presença confirmada na eleição deste ano. Disputará uma das vagas na Assembleia Legislativa pelo MDB.

Na Aleac
Segue os rumores de que o vereador N. Lima teria desistido de disputar uma vaga na Câmara Federal. Notícias dão conta de que entrará na disputa ao parlamento estadual já que seu filho, deputado Wendy Lima (PP), não disputará a reeleição. Vale frisar que tudo não passa de rumores. Nada confirmado até o momento.

Atentos
Todos os olhos estão atentos à possível aliança entre o partido Rede Sustentabilidade e PRTB para fortalecer a candidatura de Minoru Kinpara ao Senado. As conversas seguem firme entre as duas siglas.

Foi lançado
O Comitê Pró Lula foi inaugurado na última segunda-feira, 15. O evento contou com as presenças de dezenas de filiados, entre eles lideranças da legenda como o presidente da sigla, deputado Daniel Zen, bem como os deputados Lourival Marques e Ney Amorim. O senador Jorge Viana e os deputados federais Leo de Brito e Sibá Machado também comparecem ao ato.

Em Porto Alegre
No próximo dia 24 acontece o julgamento em 2ª Instância do ex-presidente Lula. O governador Tião Viana e os deputados Leo de Brito e Sibá Machado já confirmaram que estarão presentes para prestar apoio ao petista-mor. No comitê aqui no Acre, um telão será montado no dia do julgamento para quem não puder ir assistir ao vivo.

Na rua trabalhando
A prefeitura de Rio Branco começou o ano intensificando o serviço de manutenção viária e para isso ampliou as equipes e a quantidade de massa asfáltica. Nove equipes estão atuando diariamente e simultaneamente em diferentes lugares da cidade.

Prioridades
A prioridade são as vias estruturantes, corredores de ônibus e acesso a bairros. O serviço é realizado nos três turnos. Parabéns ao prefeito pela proatividade!

Monitorando
Governo do Estado segue monitoramento a situação do Rio Madeira. Os órgãos governamentais, em conjunto com órgãos federais, traçaram um plano de contingência para evitar que as águas do Rio Madeira invadam a rodovia.

Em Brasília
Na próxima quinta-feira, 18, a governadora em exercício, Nazareth Araújo, participa em Brasília da Sala de Crise com a Casa Civil da Presidência da República e a Agência Nacional de Águas (ANA), além de diversos órgãos federais. O foco do encontro é realizar um monitoramento mais aprofundado nas hidrelétricas situadas na região do Rio Madeira.

Assuntos desta notícia