Coluna Política Local – 19/10/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 19/10/2017

De volta na presidência
Afonso Fernandes poderá voltar à presidência do PSDC com a saída do deputado Eber Machado do partido. Os comentários já estão rolando intensamente nos bastidores. Apenas uma questão de tempo.

Fora Temer
O vereador Rodrigo Forneck (PT) afirmou que a militância do partido prepara um ato de protesto contra o presidente Temer, na sexta-feira da semana que vem durante o Encontro de Governadores do Brasil. Minha opinião: apenas fogo de palha.

Querem ir
Pelo visto a notícia agradou. Muitos vereadores da base declararam apoio e já confirmaram que também participarão do movimento.

Puxão de orelha
A vereadora Lene Petecão (PSD) fez piada da notícia dada por Forneck. Disse que a militância “pegaria um carão do governador” caso gritassem “Fora, Temer”.

Nanicos unidos
O PT fechou um chapão com Raimundo Angelim, Léo de Brito, Sibá Machado, César Messias e Perpétua Almeida. A tendência é que os partidos nanicos se unam para garantir ao menos duas vagas. A situação poderá sair do pleito de 2018 com seis vagas. Isso vai depender também da estratégia da oposição.

Bom parlamentar
O vereador Eduardo Farias (PCdoB), com toda certeza, é um dos parlamentares mais preparados desta nova legislatura na Câmara de Rio Branco. A mansidão de sua voz em nada atrapalha o seu discurso. Tem sido um dos destaques deste ano.

Quem será?
Ontem, em uma roda de conversa questionou-se qual parlamentar do PMDB sairá na foto ao lado do presidente Temer, quando passar pelo Acre na próxima semana. A resposta foi unânime: nenhum. Quem vai querer aparecer ao lado de alguém que tem apenas 3% de aprovação. OK, então.

Incomodado
O vereador Emerson Jarude (Livres) propôs a regulamentação da apresentação das moções da Câmara. Ele frisa que o número excessivo de sessões solenes vem esfriando há algum tempo os debates na Casa. Concordo! E acho que Aleac deveria tomar a mesma atitude.

Condenou
O deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) condenou o desmonte das políticas sociais pelo governo de Michel Temer. Ele alerta para o desmonte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Bate papo
O governador Tião Viana (PT) e a secretária de Comunicação do Estado, Andreia Zílio, bateram um papo com a imprensa local sobre a logística do 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança, marcados para os dias 26 e 27 deste mês, respectivamente, em Rio Branco.

Crises
Tião Viana voltou a destacar a necessidade da discussão ampla principalmente sobre a segurança nas fronteiras em busca de cada vez mais medidas efetivas. E frisou: “É uma crise de valores, família, comunicação e cultura”, destacou Viana.

Ela disse
A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, ressaltou a necessidade de deixar a imprensa acreana ciente das duas programações. “Fizemos questão de realizar essa reunião para mostrar o que propõem os dois eventos, sobretudo o encontro nacional, que vai reunir os três Poderes e tentar apontar para algo concreto. A população toda do país espera por isso. O Acre ser sede é muito importante e motivo de orgulho”, disse.

Fora Aécio
Se depender do presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), Aécio Neves (PSDB-MG) não volta mais para o comando da sigla. Jereissati defende que Neves renuncieà presidência do partido. A campanha de “Fora, Aécio!” tem ganhado a adesão até de aliados de neves.

Assuntos desta notícia