Coluna Política Local – 26/11/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 26/11/2017

Caminharão firmes e fortes
O presidente do PDT, Luiz Tchê foi encurralado pelos dirigentes dos demais partidos “nanicos” da FPA. Queriam saber que história era aquela de que a sigla deixaria a chapinha na disputa a Câmara Federal na eleição de 2018. Na reunião, Tchê negou que isso pudesse acontecer.

Os partidos
Dez partidos integram a chapinha da FPA. São eles: PDT, PRB, PHS, PV, PSDC, Podemos, PMB, PROS, PSOL e PRP. O detalhe é que não querem nem saber ouvir falar do PCdoB, PSB e PT. Esses três partidos estão “proibidos” de participar da aliança.

Aliviado?
Quem deve ter gostado dessa notícia foi o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT). Ele pretende concorrer a Câmara Federal, mas já avisou que se sua sigla aderir ao chapão, deixará o partido.

Trabalhando I
O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Emmanuel Carneiro informou que vai realizar uma compra emergencial de um medicamento que evita a rejeição de órgãos transplantados para pacientes do Acre.

Trabalhando II
A informação é do deputado estadual Heitor Júnior (PDT), que procurou o MS em Brasília após várias denúncias de pacientes que estariam correndo risco de perder o órgão transplantado no Estado.

Satisfeito
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) teve aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados o projeto que cria a Política Nacional de Incentivo à Economia Criativa. A matéria tem como objetivo incentivar o comércio interno e externo dos produtos da Economia Criativa.

É candidata
A ex-senadora Marina Silva vai se lançar candidata à presidência da República no próximo fim de semana, segundo o colunista Lauro Jardim. O anúncio oficial ocorrerá em reunião do diretório nacional da Rede.

Sumida
Marina está completamente sumida do cenário político, sem se posicionar sobre temas essenciais para o futuro do País, como os retrocessos promovidos pelo governo Temer.

Unidos
Os partidos PSDB-PR-PSD-PMN provavelmente formarão uma aliança na disputa a Câmara Federal. Todos fugindo da coligação com PMDB.

Bem cotada
O PMDB vem com fortes nomes na disputa a Assembleia Legislativa. A ex-deputada Antonia Sales é um deles. É uma forte liderança no Vale do Juruá e tem enormes chances de conquistar uma vaga na Aleac.

Quem ganhará?
Outros nomes de peso do PMDB na disputa ao parlamento estadual é o da Eliane Sinhasique, que busca reeleição, e Roberto Duarte. Muita gente apostando as fichas no vereador. A única certeza que tenho é que será uma disputa acirrada. Ambos possuem chances de vencer.

O anúncio
Confirmadíssimo para a próxima terça-feira, 28, o anúncio oficial das chapas majoritárias da FPA. Marcus Alexandre (PT) ao governo, Emylson Farias (PDT) vice, Jorge Viana (PT) e Ney Amorim (PT) para o Senado. E Nazaré Araújo (PT) e Márcia Regina (PSB), como primeiras suplentes.

Não deu
Morreu a tentativa do PCdoB emplacar o nome do deputado Moisés Diniz para ocupar a vaga de vice na chapa majoritária da FPA. E a pergunta que não quer calar: o que será de seu futuro político?

Trabalho árduo
Com o presidente do PP, José Bestene, na disputa a uma vaga no parlamento estadual, os candidatos à reeleição, Wendy lima, Gehlen Diniz e Nicolau Junior, todos do PP, deverão trabalhar dobrado para garantir um resultado positivo.

No caminho certo
O deputado Lourival Marques (PT) tem firmado boas alianças para sua reeleição à Aleac. O bom mandato que tem feito somado aos apoios a sua candidatura lhe renderão seu retorno ao parlamento estadual.

Assuntos desta notícia