Coluna Política Nacional – 05.01.2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Nacional – 05.01.2017

Críticas I
As novas caixas de lixo, do projeto de coleta de lixo e resíduos sólidos da prefeitura de Cruzeiro do Sul não agradaram muito a população. Sobrou para o prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) que teve que encarar uma enxurrada de críticas pelas redes sociais.

Críticas II
As imagens divulgadas nas redes sociais geraram revolta e indignação. Muitas pessoas questionavam que os valores cobrados seriam muito altos e os serviços apresentados, a se medir pala nova caixa de lixo apresentada, que seria para três ou quatro residências, poderiam não ser satisfatórios.

Tragédia
A gestão de Ilderlei Cordeiro está longe de ser uma das mais populares. O descontentamento a sua pessoa cresce a cada dia. Essa impopularidade acabará por prejudicar a campanha de Rudilei Estrela, tio de Cordeiro, à Câmara Federal.

É contra
A decisão do deputado Major Rocha (PSDB) em votar contra a reforma da Previdência Social gerou muitas críticas ao parlamentar, principalmente, da base de apoio ao presidente Temer na Câmara. Já tem gente dizendo que o tucano está em cima do muro.

Qual seu lado?
No Acre, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, George Pinheiro, cobrou do deputado que escolha um lado. Votar contra não dará ao tucano dividendos políticos. É o que pensa Pinheiro.

Perde o cargo?
Nos bastidores já se comenta que o posicionamento de Rocha pode lhe custar a presidência do partido, tendo em vista que a Executiva Nacional já confirmou que haverá punição caso vote contra a reforma.

Destaques em Brasília
Os deputados Raimundo Angelim e Léo de Brito, ambos do PT, se destacaram em 2017 na Câmara Federal. Sempre presentes em debates relevantes para a população. São dois nomes de peso e que provavelmente retornam na próxima legislatura.

Eles também
Os deputados Alan Rick (DEM) e Moisés Diniz (PCdoB) também trilharam esse caminho.

Pode voltar
Por falar em Alan, depois que deixou de lado o debate em tornou do vice de Gladson Cameli (PP), e focou na reeleição, se fortaleceu bastante. Não será surpresa nenhuma se retornar ao parlamento.

Peso
O que pesa contra Alan é a candidatura de Tião Bocalom (DEM). Sem dúvidas o democrata tem uma grande densidade eleitoral.

No interior
O senador Gladson Cameli (Progressistas-AC) iniciou uma rodada de visitas a vários municípios do Estado para anunciar os investimentos no valor de mais de R$ 24 milhões do Governo Federal nas áreas de Saúde e Infraestrutura.

Reunidos
O parlamentar já se reuniu com prefeitos dos municípios de Porto Walter, Marechal Taumaturgo e Jordão.

Recursos
Os recursos já empenhados são oriundos do Ministério da Saúde e do Departamento de Infraestrutura e Transportes (DNIT), frutos de recursos extra orçamentários solicitados pelo parlamentar acreano durante o recesso do Congresso Nacional.

Bancada reunida
A bancada federal se reuniu ontem, 4, para debater sobre a aplicação dos recursos e serviços para a manutenção dos ramais no interior do Estado. O objetivo do encontro foi sanar todas as dúvidas com relação aos serviços que serão executados, bem como as etapas do processo de licitação e cronogramas de execução das obras.

Proveniência dos recursos
Os recursos em discussão são provenientes de emenda da bancada, em 2017, que somam R$ 94,5 milhões, na qual o valor já foi empenhado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Denúncia
A jornalista Wânia Pinheiro denunciou junto ao MPE, em Sena Madureira, as operadoras de telefonia móvel Vivo e Claro. Ela relata que ultimamente tem sido difícil realizar ligações e acessar a internet.

Problemão
Esse é um problema que abrange todos os municípios e que inclusive foi bastante debatido pelos deputados estaduais ao longo do ano passado. A deputada Juliana Rodrigues (PRB) tem sido uma das combatentes nesse assunto.

Assuntos desta notícia