Coluna Política Nacional – 23/12/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Nacional – 23/12/2017

Temer se emociona lembrando sofrimento da família
O presidente Michel Temer se emocionou ao revelar o sofrimento da sua família com as denúncias de que foi alvo a partir de maio, após a divulgação das gravações de Joesley Batista. Em entrevista exclusiva a este colunista para a rádio Bandeirantes, ele disse que, no sofrimento, a família lhe deu apoio e insistiu para que não renunciasse. Hoje “os detratores estão presos ou desmoralizados e foram desmascarados por vários depoimentos, até deles próprios”, diz, sentindo-se compensado.

‘Não foi fácil’
“Todos da minha família se angustiaram muito com tudo isso, mas estavam amparados pela verdade”, lembra Temer, “mas não foi fácil”.

Força familiar
O presidente cita quem lhe deu “muito amparo, muita força” na família: “minha mulher, meu filho, minhas filhas, meu irmão”.

Resistência
“Eles diziam ‘você tem de resistir, conhecemos você’”, lembra Temer com emoção, “mas na intimidade sofreram muito com as injustiças”.

Convívio com filhos
Temer se orgulha do convívio com o filho de 8 anos, mas lamenta que não pôde ser tão assim com os outros, de cuja amizade se orgulha.

Diplomata que juiz mandou para Paris ‘cria casos’
O chanceler Aloysio Nunes achou “esquisita” a interferência da Justiça, que pretende obrigar o Itamaraty a transferir o diplomata Sóstenes Macedode Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) para o consulado em Paris. Nunes orientou a área jurídica a recorrer dessa decisão. O primeiro-secretário Macedo chegou a ser criticado por sair da Costa do Marfim,alegando doença, e deixar lá a embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo“debaixo de balas”, na guerra civil. Ficou meses no Brasil.

Diplomacia sob vara
No Brasil, até remoção de diplomatas para o exterior está judicializada. O precedente preocupa os profissionais da carreira.

Decisão irrecorrível
Sóstenes Macedo, que também é padre,tentou ser vereador no Recife pelo PSOL. E não foi à Justiça para ganhar mandato negado pelo povo.

Pistolão com caneta
Tem gente que tenta usar amigos de fora do Itamaraty para obterbons postos no exterior, mas usar a Justiça como pistolão foi a primeira vez.

Sociedade de castas
Impressiona o alheamento de pessoas esclarecidas em relação ao fim dos privilégios no serviço público.Somente os beneficiados não rejeitam a opçãobrasileira por uma sociedade de castas.

Destino certo
O caso do “quadrilhão do PMDB” ficará a cargo da 12ª Vara Federal,em Brasília, que cuidará dos processos de crimes de organização criminosa por designação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Landau livre
Elena Laudau, economista brilhante, muito jovem, encantou-se com a pregação do então governador cearense Tasso Jereissati, e acabou no PSDB. Agora, 25 anos depois, ajuda a rapaziada do Livres a voar.

Lei da selva
Apesar da reforma, a Justiça do Trabalho ainda faz das suas. No Piauí, condenou o moribundoCorreios,este ano, que sequer se recuperou do prejuízo bilionário de 2012, a pagar “participação no lucro de 2013”.

Ato falho
A frustração de verMichel Temer no cargo deixou marcas profundas em coleguinhas, especialmente em grandes redes de TV. Nesta sexta, repórter se referiua Temer, por duas vezes, como “ex-presidente”.

Prévia 2018
Enquete do site do Diário do Podermostra Bolsonaro à frente com 23%. Alckmin é o segundo (16%), seguido Álvaro Dias, com 14%. Lulae Henrique Meirelles somam 9% cada. Ciro tem 7% e Marina 6%.

Ele é o cara
O deputado Marcus Pestana (MG) atribuiu a si mesmo, no Twitter, as decisões da nova Executiva do PSDB. Virou gozação de tucanos num restaurante: “Se não convidara o Pestana a comida é servida gelada!”.

Parece que foi ontem
O INSS comprou 27 mil computadores e 9 mil impressoras por R$22,7 milhões. A gestão anterior, de Carlos Bezerra, queria arrendar os mesmos equipamentos por R$ 130 milhões, mas o TCU anulou a compra. (Publicado originalmente em 19 de dezembro de 2005).

Pensando bem…
…após anular leis, criar outras e até designar diplomatas para o exterior, só falta alguém obter liminar suspendendo a Lei da Gravidade.

Assuntos desta notícia