Coluna Política Nacional – 25/11/2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Nacional – 25/11/2017

TCU antecipa o ‘recesso’ e o estica para 45 dias
O Tribunal de Contas da União (TCU) deve ter fechado para balanço. Na mesma sessão em que arquivou a investigação sobre acusações como de tráfico de influência contra os ministros Raimundo Carreiro, presidente, e seu antecessor Aroldo Cedraz, o TCU deu outro tapa na cara do cidadão: antecipou em duas semanas, para o dia 6, o “recesso” de fim de ano. Só retornam ao trabalho 45 depois, em 24 de janeiro.

Vexame a galope
Após tentar proteger Carreiro e Cedraz, será um vexame para o TCU assistir ao Ministério Público Federal denunciá-los à Justiça.

Coisa de ‘tribunal’
O TCU aproveitou a expressão “tribunal” e faz de conta que integra o Judiciário, mas é do Legislativo. E na Justiça a folga é de só 30 dias.

Regalia do TCU
O recesso de fim de ano da Justiça começa em 20 de dezembro e vai até 20 de janeiro. Quinze dias a menos que o “recesso” do TCU.

Impunidade premiada
A decisão de antecipar o recesso foi do presidente do TCU, Raimundo Carreiro. Ele que se livrou da investigação da corregedoria do órgão.

Deputados discutem leilão suspeito de Terminal
O suspeito leilão do Terminal de Álcool do Porto de Maceió, previsto para o dia 7, será avaliado em reunião de parlamentares, nesta segunda-feira (27), convocada pelo coordenador da bancada de Alagoas, deputado Ronaldo Lessa (PDT). A Transpetro, subsidiária da Petrobras, decidiu privatizar o Terminal sem avisar as autoridades do Estado e nem mesmo os órgãos federais, como a Secretaria de Portos.

Lesa-Pátria
O temor é que distribuidoras usem o Terminal na importação (sem pagar impostos) de álcool podre, a base de milho, dos Estados Unidos.

Estratégia cruel
A suspeita é que a importação de álcool de milho objetiva quebrar o produtor de álcool de cana, que paga impostos, e tirá-los do mercado.

Predadores
Únicas no setor capitalizadas, as distribuidoras aproveitaram a falência de produtores do Sudeste para adquirir destilarias na bacia das almas.

Indústria de
encostados
Sindicato no Brasil era um dos negócios mais rentáveis do mundo, que lhes garantia partilhar um “bolo” anual de R$3,5 bilhões. Só este ano houve 479 pedidos de criação de sindicatos, no Ministério do Trabalho.

Menos, menos
Se o PMDB colocar Roberto Requião (PR) na alça de mira e ainda Renan Calheiros (AL), com as mesmas acusações que justificaram a expulsão de Kátia Abreu (TO), acabará perdendo a condição de maior bancada, a que tem a prerrogativa de indicar os presidentes da Casa.

Pura tapeação
O Brasil desmoraliza até Black Friday. Nos EUA, há descontos reais de até 90%, daí as cenas de confusão nas lojas. Aqui, produtos são oferecidos pela metade do dobro (ou triplo) do preço original.

Alcoólatra dá outro vexame
Repercute nas redes sociais a “entrevista” da ex-presidente Dilma a um português definindo-se como “work-alcooholic”, algo como “alcoólatra no trabalho”. O gajo ainda parece ironizar: “muito bem falado, Dilma”.

Azeredo bem na foto
Ao embarcar em Brasília quarta (22) à noite para Belo Horizonte, o ex-governador Eduardo Azeredo, estrela do mensalão tucano, foi tratado com simpatia pelos passageiros. E cumprimentado muitas vezes .

Menção desqualificadora
A deputada Ética Kokay (PT-DF) tomou as dores de críticas ao marido sindicalista, afirmando que ele sempre foi um baluarte na defesa dos bancários do BRB. E achou que a referência a ela como mulher do dito cujo teve a “nítida intenção de desqualificar” sua atuação. Ah, bom…

Confiança em alta
O índice de confiança do empresário da indústria atingiu 56,5% este mês. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, a confiança dos empresários do setor não chegava a esse nível desde abril de 2013.

Mistério para sempre
Se o ex-governador Anthony Garotinho simulou agressão ou tomou mesmo as pauladas, jamais ninguém vai ter certeza. Mas não custa lembrar que o Estado é responsável pela segurança do custodiado.

Pensando bem…
…preso pela terceira vez num mesmo ano, Garotinho já pode pedir música, neste domingo.

Assuntos desta notícia