Coluna Política Nacional – 27.01.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Nacional – 27.01.2018

Lula começará a cumprir sua pena no Paraná
O ex-presidente Lula deve cumprir a sentença de 12 anos e 1 mês de prisão no Paraná, sede do juízo condenatório, que é a 13ª Vara de Sérgio Moro. Réus da Lava Jato têm sido levados ao Complexo Médico-Penal, mas não por decisão de Moro: quem sentencia não executa a pena. Outra opção seria a Penitenciária Federal de Catanduvas, de segurança máxima, também localizada no Paraná.

Encontrando a gangue
Recolhido a Curitiba, Lula reencontrará amigos como João Vaccari, o ex-tesoureiro do PT que não abriu a boca para delatar o ex-presidente.

Amigos por toda parte
Lula terá a chance de reencontrar velhos inimigos, como Eduardo Cunha, e novos algozes, como seu ex-ministro Antonio Palocci.

O que diz a lei
A Lei de Execuções Penais orienta que a pena será cumprida próximo à residência do réu. No caso de Lula, é o Estado de São Paulo.

Opção Tremembé
Levado ao Paraná, Lula poderá tentar transferência para o presídio de Tremembé, em São Paulo, estado onde o petista mora.

Relator da reforma critica ‘copo mole’ de aliados
O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência,criticou integrantes e aliados do governo Michel Temer pela falta de empenho para aprovar o projeto. “Não quero citar nomes”, disse, ao ser indagado sobre o “corpo mole” até do líder do governo no Congresso, deputado André (PSC-SE), mas criticou, irritado,os que “gostam do oba-oba, do abraço, mas sem qualquer responsabilidade com o País”.

Ônus elevado
“Só eu sei o que me custa esse enfrentamento”, desabafou Arthur Maia, destacando que não deseja tornar públicos problemas pessoais.

Contra oportunistas
Vítima de perseguições por defender a reforma, Arthur Maia não se conforma com a omissão dos que apenas se locupletam do governo.

Crítica aos tucanos
O relator chama de “inacreditável” a posição de metade da bancada do PSDB, contrária à reforma, em desacordo com o programa partidário.

Neymar 2018
Análise sobre o engajamento político eleitoral na internet, do grupo Nexxera, revelou que, com 180 milhões de seguidores,Neymar Jr. tem mais influência que o dobro da soma de todos presidenciáveis juntos.

Parece brincadeira
Lula não tinha mesmo o que fazer na Etiópia, onde compareceria a um evento para discutir formas de combater a fome e… a corrupção.A não ser que pretendesse confessar e contar como agem os corruptos.

Saiu barato para Lula
Lula é acusado 246 vezes de lavagem de dinheiro, 21 de corrupção passiva, 3 de formação de quadrilha, 4 de tráfico de influência e 2 de obstrução à Justiça, nas cinco ações pelas quais responde, além das duas denúncias. Com 12 anos de cadeia, saiu barato para o petista.

Fuzil com mortadela
Discursos inflamados de porraloucas do PT pregando “desobediência civil” ou “luta armada” contrastam com a passividade dos espectadores, na maioria “mortadelas” esperando o cachê e o sanduíche prometidos.

Enganadores
Em maio de 2010, a Dilmadefendeu inelegibilidade imediata para condenados em segunda instância. Exceto quando o réu é do PT: agora, ela acha que “eleição sem Lula é fraude”. Já fraudar a lei…

Desembarque
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), vai ao lançamento da candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao Planalto, em Brasília. É sinal de que ele deve trocar o PT pelo PDT dos seus chefes Ferreira Gomes.

Brasil no passado
No Fórum Econômico Mundial, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que vai desativar a produção de energia à base de carvão até 2021. Sob Dilma, em 2011, o Brasil anunciou “investimentos” no setor.

Ficha Limpa
é pré-requisito
A Justiça barrou 2,3 mil candidaturas em 2016 com base na Ficha Limpa; 0,5% de todos os candidatos a prefeito, vice e vereador. Outras 24 mil candidaturas foram barradas por outros motivos em 2016.

Dois meses de folga
Janeiro chega ao fim, mas deputados e senadores ainda têm mais duas semanas de férias, além do Carnaval.

Assuntos desta notícia