Conselho de Farmácia do Acre lança programação do Dia do Farmacêutico – Jornal A Gazeta

Conselho de Farmácia do Acre lança programação do Dia do Farmacêutico

A promoção da saúde, do conhecimento e celebração, marcam a Semana do Farmacêutico em Rio Branco. A programação alusiva ao dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, foi preparada pelo Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF/AC), e começa na quinta-feira com palestras de especialistas na área de gestão de farmácia comunitária e de uso de fármacos, e encerra no sábado com o 1º Baile do CRF/AC.
As palestras serão realizadas na noite desta quinta-feira no auditório da Assembleia Legislativa no Centro da cidade. As 18h o tema da primeira palestra será ‘A atuação do farmacêutico gerente nas farmácias comunitárias’ (farmácias da rede privada), que será ministrada pelo farmacêutico Marlo Dueyzon de Oliveira Barbosa. Em seguida, a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, Isabela Sobrinho, fala sobre ‘A Importância do Sindicato em Tempos de Mudança’ e em seguida a Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP, Francimar Leão Jucá, falará sobre ‘A Polêmica do Uso de Medicamentos na Pediatria’.
Na sexta-feira, dia 19, o Conselho de Farmácia do Acre (CRF/AC), realiza ação social de atendimento farmacêutico a comunidade na Praça da Semsur na Baixada, com aferição de pressão e glicemia. Haverá também orientação sobre o papel do farmacêutico na rede pública de saúde e nas farmácias privadas. O objetivo, segundo o presidente do CRF/AC, João Vitor Braz, é “a promoção da saúde da população da forma que a categoria pode atuar. Nossa gestão, que está começando agora, prioriza a cidadania e ações de resultem em mais qualidade de vida para a população. Aproveitamos a Semana do Farmacêutico para dar visibilidade à nossa categoria aqui no Estado”.
Já no sábado, dia 20, o Conselho promove O 1º Baile do Farmacêutico, a partir das 21 horas no Hotel Terra Verde, que terá animação de Sandra Melo e Banda e também haverá homenagens. Os homenageados receberão a Comenda Regina Vasconcelos.
A conselheira Luana Esteves explica que além dos farmacêuticos, todos os alunos do Curso de farmácia da Fameta e Uninorte, bem como os técnicos em laboratório poderão participar dos eventos da Semana do Farmacêutico. “É um momento de união de toda nossa categoria e queremos que os estudantes e os técnicos se sintam contemplados com a programação”.
O conselheiro federal Romeu Cordeiro destaca que os colegas do interior também foram convidados para os eventos da Semana. Romeu cita que além desta programação, o Conselho também vai realizar ações em Cruzeiro do Sul, que promovem a visibilidade e o fortalecimento da categoria no interior do Acre. “ Vamos descentralizar as ações do Conselho e realizar nossa primeira plenária itinerante fora de Rio Branco. Começaremos por Cruzeiro do Sul e vamos em seguida para todas as regionais do Estado. Este será o ano vamos realizar várias ações para dinamizar e fortalecer a profissão e a categoria, bem como mostrar à sociedade a importância do profissional farmacêutico para a saúde da população”, conclui o conselheiro federal.
Farmacêuticos no Acre – Em todo o Acre atuam 366 farmacêuticos em unidades de saúde públicas e na rede privada, além de 374 técnicos em laboratório. Entre as atribuições do Conselho está a Fiscalização do exercício da profissão, de modo que o profissional exerça seu ofício de acordo com as normas do Conselho Federal de Farmácia, evitando qualquer tipo de exploração da categoria. (Assessoria CRF/AC)

Assuntos desta notícia