Cores de uma vida

Postado em 23/12/2016 23:13:12 Marcela Jansen

As cores são elementos presentes em nossa vida de diversas formas, aparecendo nas roupas, nos ambientes, na alimentação, no humor e em tantas outras coisas possíveis e imagináveis. Registros históricos indicam que as cores começaram a ser utilizadas por nossos primeiros ancestrais para atrair a caça, passando ao longo dos anos a ter maior papel nas culturas e religiões.

O mais antigo estudioso das cores foi o filósofo grego Aristóteles, que as incluíam dentre as propriedades dos objetos, teoria contestada por da Vinci, que afirmava serem propriedades da luz, mas foi o físico inglês Isaac Newton que apresentou os experimentos que revolucionaram os conceitos sobre a luz e as cores. Conceitos que no futuro teriam o condão de classificar, ou pelo menos tentar, o nível de satisfação de cada pessoa.

Certa vez li um texto no qual a autora relatava o quanto às cores tinham importância na vida dela. Ao olhar para uma pessoa, a primeira coisa que pensava era: qual cor a representa? Como cheguei até esse texto não lembro, mas essa ideia me marcou muito. As cores sempre estiveram para mim apenas no plano da estética, do mundo de fora. Nunca no mundo de dentro. Mas, assim que li esse texto, é como disse umas das personagens “as cores explodiram do mundo e coloriram o interior das pessoas”. Não que eu saia por aí tentando adivinhar as cores das pessoas..hihi…até porque não se tem tempo para isso, mas a ideia de fazê-lo chega a ser intrigante. O que encontraríamos por aí? Pessoas felizes, infelizes, satisfeitas, insatisfeitas?

Tenho uma amiga que diz que a cor emana da aura. Não me convenço que seja, mas acredito que elas podem definir nosso humor diariamente. É difícil explicar o que faz cada um ter uma devida cor. Talvez nem seja explicável. Talvez isso seja apenas uma grande bobagem. Não sei. O que posso dizer é que essas tais cores suavizam a dureza do dia-a-dia.

O fato é que entre os tons de dourado, prateado, verde, amarelo, laranja, azul, infelizmente tem o cinza. Vai à dica, quando a cor do dia for escura, vale a pena pegar a paleta e pintar outra cor em cima.

“Quando a cor do dia for escura, vale a pena pegar a paleta e pintar outra cor em cima”.

editorial

Dias de incertezas e turbulência

 

A sociedade brasileira precisa se preparar para dias de intensa turbulência política com o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral da chapa Dilma-Temer, que deverá começar na próxima semana. Ontem mesmo, o Ministério Público Eleitoral já emitiu parecer favorável à cassação e alguns analistas políticos mais isentos, juristas e até ministros do ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook