coluna-social-jocely-abreu

Curso

Postado em 29/03/2017 00:14:22

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou o curso Básico de Arquivo para alunos, técnico-administrativos e comunidade externa. Além de capacitar os participantes com conhecimentos básicos de arquivologia, o curso trata da importância da atividade para a administração, cultura, história e como recurso de pesquisa.

Público alvo
O público alvo são estudantes do curso de História e funcionários da Ufac, bem como lideranças e membros de movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos, ONG’s, servidores públicos e estudantes do ensino médio.

Desenvolvimento regional
O professor Fabio Morales Forero lançou, pela Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), o livro ‘Acre, Reca…Eureka! – o fim do esquivo desenvolvimento regional’. A obra explora o debate sobre o desenvolvimento regional no Estado, com ênfase na experiência do projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado (Reca).

Teatro
Os amantes das artes cênicas no Acre poderão aproveitar uma agenda extensa de programação de espetáculos e intervenções. É a Semana do Teatro, realizada pela Federação de Teatro do Acre (Fetac), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) no Acre, marcando a passagem do Dia Mundial do Teatro, comemorado no dia 27 de março.

Programação cultural
Uma série de apresentações teatrais estão programadas até o dia 29, contemplando os espaços culturais e públicos da capital, entre os quais o novo Calçadão do terminal urbano, Gameleira, Praça da Revolução e Teatro de Arena do Sesc além de escolas da Capital.


Presidente da Fecomercio, Leandro domingos, fará homenagem à impressa no dia 7 de abril, com café da manhã para jornalistas.

Elves Araruna e Tereza Couto pilotam no sábado a festa flashback na boate Virtrum. Todos lá!

A arquiteta e professora Valdeci Lima Ribeiro com as formandas Débora e Maianne, do Curso de Arquitetura e Urbanismo Faao, no jantar de formatura no Hotel Lumini. Tudo muito chique. Parabéns às novas arquitetas.

Café com jornalistas
Presidente da Fecomercio, Leandro Domingos, reúne a imprensa e convidados no dia 7 de abril, para um café da manhã em comemoração ao Dia do Jornalista, no Terraço da Fecomercio/AC

Brasil contra a corrupção I
É perda de tempo rememorar as inúmeras tentativas levadas a cabo nos últimos três anos com o objetivo de melar a Lava Jato. Foram e continuam sendo tantas que boa parte dos cidadãos já reage a elas sob o efeito anestésico produzido por manchetes que se repetem indefinidamente, perdendo capacidade de chocar, por mais escandalosos que sejam os fatos expostos.

Brasil contra a corrupção II
Também não deve surpreender a diversidade de conspiradores, uma galera que inclui, em diversos níveis de envolvimento e discurso, presidentes, ex-presidentes, ministros, governadores, magistrados, juristas, partidos e, claro, políticos. Sendo tão articulada e poderosa essa frente ampla, tudo que a “República de Curitiba” não precisa é cometer erros que os fortaleça.

A Crise da carne
Fruto do grande trabalho de defesa agropecuária feito nos últimos anos, com diversos avanços, o Brasil estava prestes a anunciar ao mundo a erradicação da febre aftosa, quando a repercussão da Operação Carne Fraca paralisou as exportações do setor. Uma força tarefa está sendo montada para visitar os países mais reticentes ao produto brasileiro, a partir dos próximos dias. E preciso começar tudo de novo em favor da crise que se abateu sobre a indústria nacional.

O poder cansa!
Colegas de toga da ministra Cármen Lúcia vêm achando a presidente do STF mais cabisbaixa do que quando assumiu o órgão. Talvez pela dificuldade em pôr de pé as pautas que desejava. O mundo político é mais cruel do que se imagina, seja qual for a esfera do poder.

Lista fechada para a bandalheira
Apesar de a sociedade estar estarrecida com o movimento da classe política para aprovar o voto de deputados federais em lista fechada, a proposta soa como música para os ouvidos de integrantes do governo Michel Temer. E não é só pela salvação geral dos parlamentares – muitos deles em descrédito com a população. Autoridades – incluindo deputados acreditam que, se a ideia seguir adiante, as propostas de reformas impopulares de Temer, como a da Previdência, a Trabalhista e a Tributária poderão passar com muito mais facilidade. Isso porque o legislador não teria que prestar tantas contas a seu eleitor. No modelo de lista fechada, o brasileiro votaria na legenda, elegendo a seleção de candidatos escolhida a dedo pelo partido.

Sexo marginal
Os motéis não param de inventar. Com grades na porta e em volta da cama, além de ilustrações de presos comuns ao lado de engravatados, um quarto de motel em Brasília resolveu usar a Operação Lava Jato como inspiração.
Inaugurada há cerca de três meses, a suíte número oito é uma aposta do motel Altana, que produz ambientes temáticos para atrair público.
Antes de chegar ao quarto, o cliente passa por uma entrada com paredes revestidas de cimento, grades e recortes de reportagens sobre envolvidos na operação, remetendo à prisão.

Língua solta
Mais de três dos dez minutos do programa da Rede que foi levada ao ar ontem na TV fez referência direta à Lava Jato, em tom de defesa da operação. Principal liderança do partido, Marina Silva falou no vídeo que PT, PSDB e PMDB estão unidos para barrar a força-tarefa. É importante dedicar atenção pública a este momento porque, se a corrupção endêmica continuar, nenhuma reforma irá adiante.

Campanha pelas crianças desaparecidas
Os ex-atletas Hortência, Daiane dos Santos, Caio Ribeiro e Cafu entraram em campo ontem, no intervalo do jogo Brasil x Paraguai, para mostrar fotos de 30 crianças desaparecidas. A ação, promovida pela TV Globo e pela FIA (Fundação para a Infância e Adolescência), ocorreu pela segunda vez. Com a primeira, durante a partida Brasil x Colômbia, duas crianças foram encontradas.

editorial

Quem é quem

 

Depois de escancaradas e formalizadas as denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer pelo procurador-geral da República, sua única tábua de salvação será o Congresso Nacional e aí é que a sociedade brasileira precisa reagir e marcar de perto os parlamentares que elegeu para verificar quem compactuará com um ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook