Deputado Antonio Pedro propõe políticas de apoio às vítimas de AVC – Jornal A Gazeta

Deputado Antonio Pedro propõe políticas de apoio às vítimas de AVC

Entres as matérias apresentadas neste primeiro semestre de atividades na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Antonio Pedro (DEM) destacou o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Apoio as Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Estado.

De acordo com o parlamentar, a ideia de apresentar a proposta surgiu após perceber que a população não sabe como agir em casos da doença. Por isso, a proposta busca garantir o acesso às informações básicas.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 100 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de AVC. E, embora esse número seja tão elevado, poucas pessoas têm o conhecimento sobre a prevenção e a gravidade do AVC. Por isso é importante que se debata sobre o assunto, pois, quando a população estiver diante de um caso da doença, saberão como agir”, frisou.

A matéria propõe que a promoção de campanhas educativas, com a elaboração de cartilhas e material informativo destinado as vítimas de AVC e a população em geral. “Além disso, deverão ser realizados ainda a promoção da reabilitação e reintegração das vítimas de AVC, bem como o desenvolvimento de atuação cooperativa entre órgãos do Poder Executivo Estadual, município, organizações da sociedade civil e equipes multidisciplinares”, disse Antonio Pedro.

Entre os pontos mais importantes no projeto, o democrata destaca o desenvolvimento de pesquisas sobre a doença e a elaboração de políticas públicas que visem a promoção do atendimento emergencial hospitalar especializado para as vítimas de AVC.

“É uma doença que causa incapacidade motora em pessoas de várias faixas etárias, deixando-as, às vezes, incapacitadas às tarefas mais básicas. Em função disso, a proposta oferta campanhas educativas e o desenvolvimento de políticas que viabilizem o acesso a medicamentos e a tratamentos”, explicou o parlamentar.

Assuntos desta notícia