Jornal A Gazeta

Detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul; dois já foram recapturados

Os agentes penitenciários conseguiram capturar, dois dos seis presos que fugiram do presídio Manoel Neri nesta sexta-feira, 2, após fazerem um buraco no teto da unidade. Natan Clementino da Silva e José Lucas Silva de Souza foram capturados por volta de meio-dia.
Um adolescente de 17 anos, que tentava facilitar a fuga de um dos foragidos, foi apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia.
O coordenador de Segurança do presídio, Saulo Araújo, contou que desde a fuga os agentes e policiais militares fazem buscas na tentativa de capturar os presos.
“O Natan Clementino foi preso no bairro Nossa Senhora das Graças. Estava em um matagal com outros dois elementos. Quando viram o agente só, partiram para cima e foi preciso fazer um disparo de advertência. Não houve ferimento”, conta.
O outro fugitivo contava com a ajuda de um adolescente de 17 anos que estava dando cobertura para a fuga.
“O José Lucas foi preso em um matagal, próximo ao IML e um parceiro que facilitava a fuga foi preso e conduzido para a delegacia. Agora, estamos no encalço dos demais foragidos”, disse.
Em 6 meses, esta é a segunda grande fuga que ocorre no Manoel Neri. Em julho do ano passado, 16 presos conseguiram fugir. Destes, 10 foram recapturados e 6 continuam foragidos.
O menor foi indiciado por ato infracional e encaminhado ao Ministério Público Acre (MP-AC) para que as medidas sejam tomadas. Segundo a polícia, o menor estava ajudando Souza passando informações.
Ele também entrou em contato com um mototaxista, que trabalha em frente ao Hospital do Juruá e foi até local onde estava o foragido.
“Facilitar fuga de preso é crime. Como ele é adolescente, é considerado ato infracional de menor potencial ofensivo. Será lavrado um boletim circunstanciado”, explica o delegado Lindomar Ventura, que cuida do caso.
Os presos que seguem foragidos são: Henrique Félix de Jesus; Ansleilson Marques; Amilson Oliveira Silva; e Sávio de Oliveira Gomes. (Adelcimar Carvalho / Do G1 AC)