Dos 42 presos beneficiados com saída temporária, um foi recolhido por descumprir medidas – Jornal A Gazeta

Dos 42 presos beneficiados com saída temporária, um foi recolhido por descumprir medidas

Dos 42 detentos do presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, beneficiados com a saída temporária de Natal, 41 retornaram à unidade penitenciária no prazo determinado pela Vara de Execuções Penais.

Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), apenas um preso descumpriu as medidas estabelecidas pela Justiça e foi recolhido por descumprimento das regras.

Os presos foram liberados dia 24 de dezembro e voltaram no dia 30. Todos eles estavam sendo monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Marcelo Lopes, diretor de monitoramento do Iapen-AC, explicou que o presidiário recolhido descumpriu o recolhimento noturno. Os beneficiados não podiam estar fora de casa à noite e este foi acusado de roubo na cidade de Senador Guiomard, interior do Acre.

“O recolhimento desse preso foi feito em Senador Guiomard pela equipe do Iapen-AC e um agente da Polícia Civil no último sábado, 30. O sistema mostrou que ele estava fora de casa e fomos até o local. No caminho, um policial civil entrou em contato conosco e demos apoio a ele e fizemos a prisão. Inicialmente ela [prisão] foi feita por furto e por descumprimento”, diz Lopes.

De acordo com o diretor de monitoramento do Iapen-AC, a vítima não prestou queixa sobre a acusação de furto contra o preso recolhido. Ele explica ainda que o detento está aguardando a audiência de justificação na Vara de Execuções Penais. Somente depois dessa audiência que alguma medida contra o homem vai ser estabelecida.

Assuntos desta notícia