Empreendedores e lideranças debatem propostas para desenvolver Xapuri – Jornal A Gazeta

Empreendedores e lideranças debatem propostas para desenvolver Xapuri

O que fazer para desenvolver Xapuri? Qual o seu olhar para o futuro do município? O que fazer para a cidade ser mais atrativa para os empreendedores? Essas foram algumas das indagações elencadas durante o Encontro de Empreendedores e Lideranças de Xapuri, realizado na última sexta-feira, 6, no auditório da escola Anthero Soares, no centro da cidade que é conhecida mundialmente como a ‘Terra de Chico Mendes’.

O evento, liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), em parceria com a prefeitura de Xapuri, com apoio de diversas instituições, faz parte do programa Arco do Desenvolvimento e do Projeto Inovador (iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI).

A proposta do encontro foi ouvir representantes do setor industrial do município, lideranças políticas e comunitárias, empresários e a sociedade em geral sobre os principais gargalos e problemas que impedem o crescimento dos diferentes segmentos de Xapuri. Na ocasião, os presentes também puderam sugerir o que poderia ser feito para solucionar esses percalços.

Além de diretores e executivos da FIEAC, estiveram no encontro representantes do Sebrae, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Acisa, Federacre, Fecomércio, Sedens, Associação Comercial de Xapuri, empresários do setor industrial do Estado, o deputado estadual Antônio Pedro, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, entre outras autoridades.

O debate levantou problemas e propostas sobre temas como o ordenamento territorial, burocracia, estradas e ramais, comunicações e Internet, incentivos fiscais, produção, turismo, serviços, necessidades de qualificação profissional, entre outros.  Também foi realizado um painel para discutir as possíveis vocações e tendências de setores para o desenvolvimento de Xapuri.

O presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, destacou a importância de entender as dificuldades que o município atravessa e levar todas essas demandas às autoridades constituídas para tentar solucioná-las. “Isso vai desde a discussão da infraestrutura, passa pela economia, segurança energética, entre outras áreas. Tudo isso contribui para construção de um documento que queremos no próximo ano entregar aos candidatos e mostrar nossas preocupações em termos de desenvolvimento. Esperamos levar até essas lideranças uma proposta que integre todas as necessidades em um grande projeto para o Estado”, detalhou.

João Cardoso, presidente da Associação Comercial de Xapuri, considerou o debate extremamente proveitoso e se disse confiante de que muitos problemas discutidos poderão ser solucionados.

 

 

 

 

 

Assuntos desta notícia