ESTRESSE – um assassino silencioso! – Jornal A Gazeta

ESTRESSE – um assassino silencioso!

Por Vitor Manta
Estresse uma resposta do corpo, reflexo de estímulos físicos, emocionais, traumáticos ou infecciosos. Essa resposta gera em nosso corpo a produção de certos hormônios e quebra da homeostase (equilíbrio) fisiológico.

Até certo ponto o estresse é útil, porque torna o indivíduo mais sensível (atento) e pronto para responder aos desafios do meio ambiente, porém a manutenção do estímulo estressor pode ser extremamente maléfica.

O estresse está ligado ao aumento dos níveis de CORTISOL na corrente sanguínea e este aumento, pode afetar a mente, favorecer o acúmulo de gordura visceral, doenças físicas e etc.

Os principais sintomas do estresse psicológico, são: angústia, ansiedade, nervosismo, irritação, impaciência, diminuição da concentração e memória, esquecimentos e a sensação de perda do controle.

Já os principais sintomas do estresse físicos são: problemas cardíacos, gastrointestinais, facilidade de adoecer, alergias, asma, insônia, tensão muscular, dores de cabeça e queda de cabelo.

ESTRESSE
Como controlar ?
1º Retire da sua vida fatores estressantes como: noites perdidas, excesso de trabalho, relacionamentos amorosos e interpessoais ruins, falta de hábitos saudáveis que o faça sentir-se bem, leve, disposto e etc.

2º Separar um momento para você, pois seu bem-estar e sua saúde são seus maiores patrimônios.
Ter aqueles momentos ou períodos de ócio (descanso, viagens e diversão), faz bem para a sua mente, físico e certamente para seu metabolismo.
.
3º A prática regular de atividade física diminuir os níveis de estresse pelo fato de liberar hormônios relacionados ao bem-estar como: endorfina, noradrenalina ou norepinefrina (substâncias relacionadas à sensação de humor e prazer).

Recebemos inúmeros pacientes com quadros iguais aos relatados no consultório e logo detectamos desenvolvimentos patológicos por consequência de uma vida estressante.

Também sabemos como é difícil fazer mudanças relacionadas a um estilo de vida mais leve e saudável, porém a falta desse entendimento e ação, levam os pacientes a encontrarem-se em quadros iguais ou parecidos a esses.

Acreditamos que podemos diariamente melhorar tais fatores através de estratégias e hábitos inteligentes, que farão diferença em sua vida, saúde, bem-estar e performance. Sendo assim, vamos tirar o pé do acelerador e aproveitar todos os dias como se fosse à primeira vez, pois com sabedoria viveremos com mais: qualidade, longevidade, intensidade, alegria e boas gargalhadas.

Seja leve.

Seja feliz.

Faça acontecer, pois o mundo muda quando mudamos nossa forma de pensar apertamos a tecla AÇÃO!

Sobre o autor:
O Dr. Vitor Manta é médico e integra a equipe do nosso parceiro, o personal trainner Lucas Oliveira (Face Clean).
CRN:25963
instagram : @drvitormanta

RECEITA FIT
Bolo de Laranja Sem Glúten
bolo
Ingredientes:
– 200ml de suco de laranja natural (mais ou menos 3 laranjas)
– 1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho ou de coco)
– 2 ovos
– 2 xícaras (chá) de farinha sem glúten ou fécula de batata
– 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
– 2 colheres (chá) de fermento em pó químico

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C. Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha sem glúten. Faça o suco de laranja (200 ml). No liquidificador, bata o óleo, os ovos e o suco de laranja até obter uma mistura homogênea.
Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente, até a massa ficar bem homogênea.
Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e deixe assando por mais ou menos 45 minutos.
Dica: Você pode fazer alguns furinhos no bolo antes de desenformar, e regar com um pouco do suco de laranja, deixando o bolo mais molhadinho e com um gostinho a mais de laranja.

Galeria #combrocolis
O destaque da galeria é de Patrícia Mesquita e Marta Rivas, tietando a musa fitness Gracyanne Barbosa, que marcou presença vip na inauguração da loja AR Fittness, na semana passada.
patricia
marta

Assuntos desta notícia