Jornal A Gazeta

Faça do autoconhecimento seu projeto para o ano

Olá, tudo bem? Como vai você?
Desejo sinceramente que você, amigo leitor, tenha vivido e saboreado as festividades do final do ano de 2017, e tenha entrado em 2018 com fé, força, garra, esperança e motivação para fazer do ano que se inicia, um momento realmente novo em sua vida.
Se realmente deseja um ano melhor, mais positivo e produtivo, precisará fazer do autoconhecimento seu projeto.
“Como assim, Claudia?”, você deve estar perguntando. Pois bem, ou você começa a se conhecer de fato, ou tudo permanecerá como está.
Em meu livro “Como Vai Você? Um Mergulho no Espelho de sua Alma”, eu mostro a importância do ser humano estar disposto a mergulhar dentro dele, admitindo suas falhas, seus erros, suas fragilidades, vulnerabilidades e imaturidades. A confrontar-se! Afinal, até quando permanecerá se vitimando?
Está na hora de erguer a cabeça e assumir suas responsabilidades, de encarar a si mesmo!
Pergunte-se: quem eu sou?
Sim, quem é você como pessoa, como homem, mulher, como pai, mãe, filho? Quem é você em cada papel que exerce? O que tem feito para melhorar em seus relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais? Vive andando em círculos, dando murro em ponta de faca, se humilhando, desvalorizando-se e cometendo os mesmos erros e deslizes? Até quando permitirá reproduzir os mesmos comportamentos negativos e destrutivos?
Diga-me, como deseja um ANO NOVO realmente NOVO, se o que faz é repetir as mesmas coisas velhas dos anos anteriores? Saia desse círculo. Isso é doentio.
Meu amigo, minha amiga, quer mudar? Então arregace as mangas, pois o trabalho é árduo e precisa de muita garra, vontade de vencer, de ser diferente, de se tornar uma pessoa melhor, e, para isso, é necessário determinação e perseverança. Seja humilde. Reconheça e aceite que precisa mudar e melhorar como ser humano.
Infelizmente, vivemos em uma geração onde está em extinção o amor, a compaixão, a honra, a ética, o respeito, a vergonha, o esforço, a responsabilidade e a modéstia, onde não é mais necessário fazer experimentos com ratinhos em laboratórios, porque os experimentos estão sendo realizados diretamente e de forma irresponsável nas pessoas, mais especificamente em nossas crianças. Diante disso, se você deseja preservar tais qualidades, lute! Não vá na onda desta geração que está fadada ao fracasso.
Inicie seu projeto por você. Mergulhe realmente em seu interior. Lembra do filme “Alice no País das Maravilhas”? Pois bem, ela não cai em um buraco qualquer, ela cai dentro dela. Ela precisa se descobrir, saber quem é, enfrentar seus medos, matar seus monstros, livrar-se dos fantasmas. Alice, mesmo assustada, atordoada, sem nada entender, levanta-se e vai ao encontro dela mesma. E, neste processo, ela percebe sua força e coragem, faz suas escolhas, descobre seus desejos, projetos e sonhos.
Falando em projetos e sonhos, responda-me: quer conquistá-los? Comece pelo autoconhecimento. Conheça-se! Mude atitudes e comportamentos negativos, autodestrutivos. Reconstrua-se, recomece, amadureça e cresça como ser humano realmente evoluído.
Pare de culpar os outros pelos seus fracassos, pela sua dor. Se fracassou ou doeu, analise até que ponto você permitiu viver tudo isso? Como tirar o aprendizado de cada passo em falso.
A autoestima está baixa? Recupere-a! Quem pode melhorar ela é você mesmo. Pergunte-se: O que tem me deixado assim? Seja realista, verdadeiro na resposta e não hesite em jogar o lixo fora, afinal, lugar de lixo é no lixo, e não dentro de você.
Aproveite janeiro para se reorganizar por dentro. Isso significa saúde mental. Dê início ao processo, permita que janeiro dure o ano todo dentro de você, investindo em uma melhor qualidade de vida, plantando a paz e construindo pontes de amor, buscando viver em harmonia, em se tornar cada dia mais uma pessoa mais humana. Volte e reaprenda a amar e a respeitar um ao outro independente de qualquer diferença.
Honre aos seus pais. Trate os outros como deseja ser tratado. Respeite as autoridades. Faça uso de princípios e valores e que estes permeiem sua vida pessoal e profissional. Faça do amor um estilo de vida.
Como fazer tudo isso? O segredo está no AUTOCONHECIMENTO. Portanto, faça dele o seu projeto para o ano que inicia.
Um grande abraço!
Fiquem com Deus!