Feriadão à vista e acreanos se preparam para pegar estrada no final de semana – Jornal A Gazeta

Feriadão à vista e acreanos se preparam para pegar estrada no final de semana

BRUNA LOPES

O primeiro feriado prolongado de 2018 está chegando. E apesar de toda polêmica em torno do assunto, o Dia do Católico, celebrado no dia 20, e o Dia do Evangélico, comemorado no dia 23, que este ano foi antecipado para o dia 22, por conta da lei n° 2.126/2009, serão comemorados em dias subsequentes. De tal forma, o repouso e o lazer vão se dar de forma contínua, sem interrupções.
Para aproveitar os dias de folga, alguns acreanos planejam se deslocar para os municípios de interior. Para quem vai encarar o asfalto, é preciso tomar algumas precauções, principalmente nessa época de chuvas constantes na região.
Freios, pneus, sistema elétrico, suspensão e outros sistemas, que, quando gastos, podem causar sérios riscos. Com mais veículos nas estradas, o melhor sempre é prevenir. Por isso, ter uma boa visibilidade é essencial para manter a segurança na época de chuvas, por isso, o limpador de para-brisa deve estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de mudar a peça.
Dia chuvosos requerem o farol aceso, porque tendem a ser naturalmente mais escuros. Por isso e por uma questão de segurança, o motorista deve estar atento na revisão das luzes dos faróis e lanternas.
Nessas condições pode acontecer a aquaplanagem, que é um fenômeno conhecido por muitos motoristas. Nessas ocasiões, o condutor perde o controle do carro devido à falta de contato entre o pneu e o chão.
Para evitar, é essencial que o condutor confira sempre o estado dos pneus, medindo a profundidade dos sulcos dos pneus (ranhuras na borracha) do veículo, pois são eles que apontam a condição atual da borracha.
Um dos trechos que terão bastante movimento será a BR-364. A estrada corta o Estado e é a única forma de chegar ao município de Xapuri. Lá, nesse final de semana, ocorre uma das maiores festas locais, que é o Dia de São Sebastião, padroeiro local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda, ainda, que, antes de pegar a estrada, os motoristas também devem fazer o planejamento da viagem e se informar sobre a distância que vão percorrer, condições do tempo – que podem ser acessadas gratuitamente no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por exemplo. Além dos pontos de parada e a existência de postos de combustíveis para programar paradas a cada três horas, no máximo.
A respeito das fiscalizações, policiais rodoviários federais estarão posicionados em pontos estratégicos das estradas. Para quem vai pegar a estrada, a PRF pede cautela aos motoristas.
“A gente pede que as pessoas dirijam com muito mais atenção, porque a condução na estrada é diferente da condução na cidade. A velocidade é muito grande e é necessário dirigir com prudência. Além disso, nada de associar ingestão de bebida alcoólica com direção”, orienta o órgão.

Assuntos desta notícia