Futebol no interior

Postado em 06/09/2016 19:03:15 João Paulo Mai

Um estádio modesto, sem muito conforto, acanhado, lotado e com improvisos. O futebol pode nos proporcionar muitas coisas. O futebol de antigamente, então, nem se fala. Antes das arenas multiuso, esse era o cenário do futebol brasileiro. No Acre, no caso, antes da Arena da Floresta/Florestão tínhamos o eterno José de Melo. São indiscutíveis os avanços das praças esportivas, mas algo de bom foi deixado para trás: a alma da torcida.

Tive a oportunidade de acompanhar jogos no estádio Álvaro Felício Abrahão, no município de Xapuri, a 188 quilômetros de Rio Branco, pelo Campeonato Acreano. foi como reviver um passado não tão distante do nosso futebol. O brilho do torcedor estava lá.

Não sou dos mais antigos, mas cheguei a acompanhar alguns raros duelos no José de Melo. O Álvaro Felício, para quem não conhece, tinha um espírito parecido. Torcida empolgada, a galera no muro, nas árvores ao redor do estádio e até em cima de caminhões do lado de fora para não perder os lances. A cada chance de gol, uma loucura. O gol, então, quando era da casa, só festa.

Os avanços dos nossos estádios da Capital são inegáveis e necessários, mas nos faltou um fator: a torcida. Para se ter uma ideia, o maior público de jogos em Rio Branco não passou de 600 pagantes. Em Xapuri e em Cruzeiro do Sul, casa cheia ou quase cheia.

Portanto, o caminho para os tradicionais clubes da Capital é resgatar seus torcedores. O ego pessoal de dirigentes não pode ser maior que a missão de um clube de futebol. E para os do interior, eu só tenho a torcer. Torcer para que tenhamos mais partidas por lá.

João Paulo Maia é jornalista.
joao.maia.rodrigues@gmail.com
Twitter: @jpmaiaa

editorial

Posição tola

 

Posição açodada e tola a do prefeito de Senador Guiomard, André Moura, em ameaçar invadir com fiscais e a polícia a empresa Peixes da Amazônia, sob a acusação de não ter recolhido os tributos devido à prefeitura. Em tempo, um dos dirigentes da empresa, Fábio Vaz, esclareceu que a empresa não ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook