Futebol no interior

Postado em 06/09/2016 19:03:15 João Paulo Mai

Um estádio modesto, sem muito conforto, acanhado, lotado e com improvisos. O futebol pode nos proporcionar muitas coisas. O futebol de antigamente, então, nem se fala. Antes das arenas multiuso, esse era o cenário do futebol brasileiro. No Acre, no caso, antes da Arena da Floresta/Florestão tínhamos o eterno José de Melo. São indiscutíveis os avanços das praças esportivas, mas algo de bom foi deixado para trás: a alma da torcida.

Tive a oportunidade de acompanhar jogos no estádio Álvaro Felício Abrahão, no município de Xapuri, a 188 quilômetros de Rio Branco, pelo Campeonato Acreano. foi como reviver um passado não tão distante do nosso futebol. O brilho do torcedor estava lá.

Não sou dos mais antigos, mas cheguei a acompanhar alguns raros duelos no José de Melo. O Álvaro Felício, para quem não conhece, tinha um espírito parecido. Torcida empolgada, a galera no muro, nas árvores ao redor do estádio e até em cima de caminhões do lado de fora para não perder os lances. A cada chance de gol, uma loucura. O gol, então, quando era da casa, só festa.

Os avanços dos nossos estádios da Capital são inegáveis e necessários, mas nos faltou um fator: a torcida. Para se ter uma ideia, o maior público de jogos em Rio Branco não passou de 600 pagantes. Em Xapuri e em Cruzeiro do Sul, casa cheia ou quase cheia.

Portanto, o caminho para os tradicionais clubes da Capital é resgatar seus torcedores. O ego pessoal de dirigentes não pode ser maior que a missão de um clube de futebol. E para os do interior, eu só tenho a torcer. Torcer para que tenhamos mais partidas por lá.

João Paulo Maia é jornalista.
joao.maia.rodrigues@gmail.com
Twitter: @jpmaiaa

editorial

Uma boa medida

 

Como este jornal mostrou na edição de domingo, pelo menos, aqui, no Estado, as autoridades de segurança estão tomando medidas para evitar as chacinas que vêm se sucedendo em diversos estados com as disputas entre as famigeradas facções e, ao mesmo tempo, prevenindo e combatendo a criminalidade aqui fora com ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook