Galvez do século XXI

Postado em 10/05/2016 15:07:13

Há mais de 100 anos, um aventureiro espanhol proclamava a República Independente do Acre e entrava para os livros de história. No século XXI, o Galvez não é mais de carne e osso, mas continua representando milhares. O heroísmo agora é dentro de quatro linhas. Atual vice-campeão estadual, o Galvez do futebol vive a semana mais importante de sua recente história: o jogo contra o Santos, pela segunda fase da Copa do Brasil, quarta-feira, na Arena da Floresta.

É uma história curta, mas cheia de vitórias. O clube de futebol, que é comandado pela Polícia Militar do Acre, entrou no esporte em 2011, na Segundona do profissional. Foi vice. No ano seguinte, levantou a taça e garantiu lugar na elite de 2013. Sempre brigando com os grandes na parte de cima da tabela de classificação, conseguiu o vice estadual na última temporada – garantindo uma das vagas do Acre na Copa do Brasil. Sem contar que dominou as categorias de base, conquistando também o título do sub-19 e representando o Estado na Copinha deste ano.

Parece muito, mas ainda há um caminho extenso a percorrer. O Imperador do futebol disputa pela primeira vez uma competição nacional. “Enjoado”, eliminou o Rio Branco com atuações incontestáveis na primeira fase e provou que tradição não entra em campo. Venceu a ida por 1 a 0 e empatou a volta em 1 a 1. Terá pela frente o atual campeão paulista, o Santos, de Dorival Júnior.

Com uma folha salarial inferior a R$ 50 mil, o Galvez dificilmente passará do Peixe na Copa do Brasil, mas, só de estar participando, já escreve um capítulo importante na história do futebol acreano. Em pouco tempo após sua fundação, se organizou e fez acontecer. Deixou clubes tradicionais (onde estão Juventus e Independência?) para trás no quesito planejamento e mostrou como é fazer futebol na prática.

É evidente que ainda falta muito, a começar pelo investimento para montar o elenco e o fato de não ter uma sede própria. Independente do resultado dos confrontos com o Santos, o Galvez mostrou a que veio e quer ir além: não é segredo que o maior desejo dos seus dirigentes, no momento, é conquistar um título estadual inédito. Não seria surpresa se isso se concretizasse nas próximas temporadas. A história continua.

* João Paulo Maia é jornalista.
joao.maia.rodrigues@gmail.com
Twitter: @jpmaiaa

editorial

Sem baixar a guarda

 

Mais do que ninguém as autoridades de segurança sabem que os finais de semana são propícios para o aumento da criminalidade. Por isso mesmo, a sociedade espera que seja mantido e redobrado o esquema montado para combater essa onda de criminalidade que ressurgiu durante a semana com incêndios a ônibus ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook