Gazetinhas – 28.01.2018 – Jornal A Gazeta

Gazetinhas – 28.01.2018

* Até que enfim é domingo.
* E vamos começar a coluneta, então, com boa notícia.
* Podem falar em índices, em taxas, em corrupção, em dados negativos associados a crises e ao que mais for, mas um número extremamente positivo sobre o Acre foi divulgado ontem.
* Dados cadastrados no censo escolar revelam que o Estado se aproxima das 50 mil pessoas que já passaram pelo processo de alfabetização nos últimos anos [de 2015 pra cá].
* Diferentes programas foram responsáveis por deixar a dádiva da leitura, maior porta de entrada para o conhecimento, na vida destas milhares de pessoas que já tinham passado da idade usual da alfabetização há muito tempo, e talvez nem sonhassem em um dia conseguir ler.
* E o líder destes programas foi o Quero Ler.
* Com as novas turmas deste ano, a meta é fechar 2018 com mais de 61 mil novos leitores que, enfim, venceram na vida a luta contra o analfabetismo.
* É praticamente 10% da população do nosso Estado alfabetizada.
* Um legado social valioso que fica para o nosso Acre.
* Outro legado valioso quem nos deixa é o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que nesta segunda, 29 de janeiro, completa 20 anos oficiais fortalecendo o setor industrial acreano.
* São duas décadas realizando inúmeros cursos, consultorias, estágios e pesquisas, além da seleção de profissionais para diversas empresas privadas.
* De repente, vai que, num futuro não tão distante, esses novos alfabetizados dão o próximo passo em um curso desses do IEL. Seria aliar aprendizado a novas oportunidades de emprego.
* Fica a dica!
* E segue a disputa de facções.
* Depois do vídeo grotesco da execução da jovem de 19 anos, feito por supostos membros do Comando Vermelho [viram que um deles, adolescente, lógico, se entregou ontem? Será que ele vai assumir a autoria de tudo?], agora o Bonde dos 13 tentou dar uma resposta.
* Em prol da nossa saúde psicológica, ainda bem que não foi nada tão bizarro!
* … porém, de certa forma, foi um tanto audacioso.
* Picharam as pilastras da fachada do Museu do Palácio da Justiça, em pleno Centro da cidade.
* Cê acrediiiita?
* Bom, dos males o menor!
* Se toda a ação de facções se limitasse a pichações.
* O mundo voltaria a ser mundo!
* Ah! Antes que eu me esqueça: hoje, a partir das 7h, na Igreja Santa Inês, fica aberto a todos o convite para a missa em memória do produtor cultural Edmilson Félix Filho, o saudoso ‘Neco’,
* Nesta data, se ainda estivesse em vida, seria o aniversário de 58 anos dele.
* No mais, é isso!
* Aproveitem bem este domingão, que a semana que vem promete…
* Goodbye, my dear readers!
* Ah, so sorry pessoal, estou aqui só praticando meu inglês para me inscrever no processo seletivo que abre no próximo dia 29, segunda, do Centro de Estudo de Línguas (CEL).
* Vão ser mais de mil vagas disponíveis.
* Vou lá tentar uma. Vai que né…
* Interino: TIAGO MARTINELLO

Assuntos desta notícia