Já é São João em Rio Branco!

Postado em 18/05/2017 23:28:18 Raimundo Angelim

Por toda Rio Branco e em muitos municípios do interior já estão em pleno vapor os ensaios das quadrilhas juninas. As quadrilhas formam um importante movimento que fortalece nossa cultura popular e mobiliza a juventude dos bairros. Os primeiros arraiais já estão acontecendo neste mês de maio, alguns organizados pelas próprias quadrilhas juninas em suas próprias comunidades, convidando as quadrilhas dos outros bairros.

Quando eu estava na Prefeitura de Rio Branco apoiamos a realização de importantes eventos juninos, por compreender sua importância para a nossa cultura. O prefeito Marcus Alexandre deu continuidade a este trabalho, seguindo como parceiro do movimento junino.

Quem vai a um dos arraiais pode até pensar que é uma festa que dura um ou dois meses. Mas o trabalho das quadrilhas começa cedo. Logo no começo do ano muitas já iniciam seus ensaios, para que o espetáculo seja bonito. Tem o ensaio do casamento caipira, uma encenação tradicional que abre as apresentações. Mas tem também o ensaio da dança em pares, com os tradicionais passos.

A existência dos concursos nos últimos anos acirrou a disputa para se chegar ao campeão do circuito municipal de Rio Branco, do festival do SESC e também do Estadual. Este último dá à quadrilha campeã uma vaga para representar o Acre no festival nacional de quadrilhas, oportunidade que todos os grupos buscam. Isso torna os festivais ainda mais competitivos e o empenho dos brincantes e coordenadores ainda maior para abrilhantar o espetáculo.

Algumas quadrilhas buscam um caminho mais tradicional, buscando se manter mais fiéis aos passos tradicionais. Já outras ousam reelaborar e recriar os movimentos e passos, criando novas formas de manifestação. Mesmo dividindo opiniões, o importante é que no movimento de quadrilhas do Acre há espaço para todos os estilos.

O movimento, aliás, é forte. A Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (LIQUAJAC) é uma organização que existe desde 2001 e articula centenas de brincantes das 13 quadrilhas filiadas da capital. Muitas quadrilhas do interior não são formalmente filiadas à Liga, mas grupos de todas as regiões do estado participam anualmente do festival estadual. A LIQUAJAC desde o ano de 2009 é Ponto de Cultura, que é um programa do Ministério da Cultura, criado pelo ex-ministro Gilberto Gil, que apoia organizações com atuação cultural em suas comunidades.

Como uma das atividades para encerrar o projeto como Ponto de Cultura, a Liga vai organizar neste final de semana, entre 18 e 20 de maio, o 2º Seminário de Cultura Popular. Estarão presentes não só os membros do movimento de quadrilhas juninas, mas também das fanfarras, pastorinhas, marujadas, capoeira e outros representantes da cultura popular. O objetivo é buscar meios de fortalecer as práticas de culturas populares nas comunidades de Rio Branco.

Nosso apoio para estes movimentos precisa continuar. As quadrilhas têm muita força junto à nossa juventude. Os ensaios das quadrilhas nos bairros são acontecimentos que ocorrem durante vários meses do ano. Eles valorizam e promovem a ocupação dos espaços públicos das comunidades, como quadras, praças ou outros. O movimento é tão forte que o mais novo bairro de Rio Branco, a Cidade do Povo, já conta com uma representante nos festivais. Além de tudo, as quadrilhas são um grande exemplo de respeito à diversidade de gênero e à pluralidade cultural.

Então vamos prestigiar o calendário de festejos juninos, que já se iniciou, e torcer para as quadrilhas dos bairros nos festivais!

*Raimundo Angelim é professor, economista, ex-prefeito de Rio Branco e deputado federal (PT-AC)
Facebook: www.facebook.com/angelim.acre
Twitter: @raimundoangelim
Email: dep.angelim@camara.leg.br

editorial

Não há como ignorar

 

Não como ignorar ou negar – e o próprio secretário de Segurança Pública admite- que nos últimos dias houve nova investida das famigeradas facções criminosas com vários homicídios tanto na Capital como em algumas cidades do interior, onde até um aluno teria sido morto dentro da sala de aula. Porém, não ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook