Jorge Viana discute preparativos para a 8º Fórum Mundial da Água – Jornal A Gazeta

Jorge Viana discute preparativos para a 8º Fórum Mundial da Água

 

  Evento será realizado pela primeira vez no Brasil com a presença de chefes de estado e autoridades de mais de 150 países

 O Brasil vai sediar entre 18 e 23 de março deste ano a 8ª edição do Fórum Mundial da Água, um evento que reúne especialistas e autoridades de mais de 150 países para discutir o uso racional dos recursos hídricos no planeta.

No Senado Federal, o senador Jorge Viana (PT/AC) coordena os preparativos do evento de parlamentares dentro da programação do fórum, que será realizado no dia 20 de março. Viana também foi indicado para presidir a subcomissão do Senado para tratar desse encontro. Nesta sexta-feira, 26, ele se reuniu com o coordenador-geral de Assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix, para tratar da organização do fórum.

“Este tema é um dos mais importantes que temos na atualidade. Estamos falando de água, um recurso escasso, que é sinônimo de vida e gera conflitos em diversas partes do planeta. O conflito pela água pode gerar muito mais disputas se não encontrarmos maneira adequada de lidar com esse recurso”, avalia Jorge Viana.

A subcomissão do Senado será instalada no próximo dia 22 de fevereiro. Segundo Jorge Viana, as nações precisam estabelecer um marco global de compartilhamento aos recursos hídricos, visando evitar a ocorrência futura de ainda mais conflitos entre os países. Este é o objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao Fórum.

“Espero que haja uma mobilização do país para este encontro, porque a situação é crítica, mesmo num país como o Brasil que tem 12% da água doce do planeta. Temos problemas de racionamento em Brasília, temos problemas de abastecimento de água na Amazônia, para não falar de São Paulo, maior cidade da América do Sul, que vive um drama em relação ao abastecimento. É muito grave e esse tema, que está diretamente vinculado à questão das mudanças climáticas”, pontuou Viana.

 

Assuntos desta notícia