Mais de 60% dos eleitores já foram recadastrados em Cruzeiro do Sul

Postado em 14/07/2017 16:34:01 Assessoria TRE-AC

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Roberto Barros, esteve em Cruzeiro do Sul na quinta-feira, 13, acompanhando as atividades de recadastramento biométrico dos eleitores do município, realizadas pela 4ª Zona Eleitoral.

Pouco mais de 34 mil eleitores, que representam 60% do eleitorado, já foram recadastrados, restando ainda aproximadamente 22 mil comparecerem ao cartório da 4ª Zona até o dia 5 de setembro, prazo final para o recadastramento.

O atendimento é realizado em 13 guichês, de 8h às 17 horas, sem intervalo para o almoço. Uma média de 300 eleitores têm comparecido ao local diariamente, o que é considerado pouco considerando a quantidade que ainda deverá ser recadastrada dentro do prazo.

“Temos insistido em todos os municípios que passam pela revisão biométrica obrigatória para que não deixem para a última hora, que evitem filas e venham fazer o recadastramento com tranquilidade. O atendimento é rápido e o eleitor já sai do cartório com o seu novo título”, enfatizou o presidente do TRE, desembargador Roberto Barros.

Cruzeiro do Sul possui o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 55.600 eleitores, ficando atrás apenas da capital, Rio Branco, que possui 241 mil. A quantidade de eleitores, no entanto, não tem sido o maior desafio para a equipe de servidores da 4ª Zona.

“Temos muitos eleitores residentes na zona rural de Cruzeiro do Sul. São mais de 20 locais, entre comunidades ribeirinhas e projetos de assentamento que precisam ser contemplados com o atendimento. Ainda estamos buscando meios para coletar os dados biométricos desses eleitores”, destacou a juíza eleitoral da 4ª Zona, Adamárcia Machado.

Segundo a juíza, uma parceria tem sido discutida com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul para que eleitores das localidades mais distantes sejam trazidos ao cartório em carros da instituição, que são próprios para entrar em ramais. “Ainda estamos dialogando, mas a Prefeitura tem sinalizado de forma favorável a nos apoiar nesta missão”, completou.

Projeto Cidadão

Neste sábado, 15, a Justiça Eleitoral estará presente no Projeto Cidadão, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre, que ocorrerá na Comunidade Santa Luzia.  A comunidade, distante 80 quilômetros da área urbana de Cruzeiro do Sul, possui 8 mil eleitores, dos quais apenas 3 mil tiveram dados biométricos coletados até o momento.

“Como será apenas um dia de atendimento não será possível atender os 5 mil que ainda deverão ser recadastrados, mas vamos atender o máximo possível, dentro da nossa capacidade”, destacou a chefe de cartório, Beatriz Pacífico.

O atendimento será realizado das 8h às 17 horas, por seis servidores do cartório da 4ª Zona. Para ser recadastrado, o eleitor precisa portar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (caso tenha). Os eleitores de Cruzeiro do Sul que não forem recadastrados até o dia 5 de setembro terão o título cancelado.

editorial

Oportuna e necessária

 

De todo oportuna e necessária esta operação deflagrada ontem pela Polícia Federal e a Controladoria geral da União (CGU) para apurar desvios de recursos federais praticados por uma organização criminosa destinados às populações indígenas do Alto Purus. Faltou apenas dar nomes aos suspeitos. Oportuna e necessária, porque há muitos anos que ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook