Novo prefeito nomeia mulher para Secretaria de Desenvolvimento Social

Postado em 06/01/2017 16:23:50 Do G1/Cruzeiro do Sul

O novo prefeito da segunda maior cidade do Acre, Ilderlei Cordeiro, manteve a nomeação da sua mulher, Keiliane Cordeiro, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Cruzeiro do Sul. A nomeação levantou a polêmica de que o novo gestor estaria cometendo nepotismo favorecimento de parentes no poder público. Porém, o procurador geral da cidade, Jonathan Donadoni, diz que a nomeação é legal e que não há nada que a impeça juridicamente.

“Hoje nós temos a súmula vinculante nº 13 do Supremo, que disciplina essa questão de nomeações de parentes e afins até o 3º grau na administração pública. Essa súmula vinculante, entretanto, não se aplica para os cargos de primeiro escalão da administração pública, a nível estadual, municipal e federal”, explica.

O procurador destaca ainda que é comum em outros estados a primeira-dama assumir a pasta social e diz ainda que como o cargo é de primeiro escalão, não há nada que impeça a nomeação.

“É um cargo de secretário. Essa nomeação não tem vetação legal, nem súmula de nenhum tribunal que impeça”, destaca.

Eleito – lderlei Cordeiro (PMDB) foi eleito, no dia 2 de outubro, prefeito de Cruzeiro do Sul/AC para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Cordeiro teve 18.119 votos, o que corresponde a 46,61% dos votos válidos para a disputa, contra a delegada Carla Brito (PSB) com 10.676 – 29,66 %. Cordeiro tem como vice Zequinha Lima (PP).

Além de Cordeiro e Carla, também disputou o cargo na cidade Henrique Afonso (PSDB). O município tem 82.075 habitantes e 54.102 eleitores.

editorial

Um bom debate

 

Apresentando o bom trabalho que seu Governo vem desenvolvendo na geração de emprego e renda com as cadeias produtivas de produtos regionais e alguns programas sociais como o Quero Ler, o governador Tião Viana chamou a atenção dos participantes do encontro “Amazônia Sustentável”, promovido pelo Tribunal de Contas da União, ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook