Nutricionista dá dicas para aproveitar os cinco dias de folia de forma saudável – Jornal A Gazeta

Nutricionista dá dicas para aproveitar os cinco dias de folia de forma saudável

 

Para quem gosta de aproveitar o Carnaval e não perde um dia de festa é preciso ter cuidado com a alimentação e ficar atento ao que ingerir nos dias de festa. A principal regra para esses dias, segundo a nutricionista Madeline Guimarães, é manter o corpo hidratado.

A profissional alerta que o calor, típico neste período do ano, favorece a perda rápida de líquidos e possível desidratação. Além disso, é comum as pessoas gastarem muita energia por causa da movimentação intensa com a dança. Uma hora dançando em um baile de Carnaval pode gastar até 360 calorias.

“A regra é básica: beba muita água durante a folia. Uma boa recomendação é de 2 a 3 litros por dia. Vale também se hidratar com água de coco e sucos de frutas naturais. Para quem não abre mão do consumo de bebida alcoólica, mas quer fugir da ressaca, a dica é intercalar o consumo da bebida com a água.”

De acordo com Guimarães, também é preciso programar o cardápio para não correr o risco de perder a diversão. A recomendação é investir numa dieta leve com auxílio de cereais integrais.

“Nada de pular refeições e ficar em jejum por muito tempo. Para garantir um bom pique em todos os dias aposte nos cereais integrais que te dão energia e saúde. Os lanches rápidos são super recomendados e caem bem. Escolha um mix de castanhas que possa sempre ser carregado com você, as  frutas da época são fáceis de serem encontradas e consumidas. Evite alimentos gordurosos, ultra processados, que demore mais para ser digeridos e te deixam mais lentos.”

Onde comer quando a fome aperta durante a festa? Neste período, os foliões costumam recorrer às comidas comercializadas nas ruas. Por isso, acrescenta a nutricionista, é necessário ficar atento às condições de higiene do local e ao armazenamento dos produtos. “Uma intoxicação alimentar pode tirar toda alegria da sua festa”.

Para os foliões que gostam de manter o shape em dia, o alerta é para o consumo de cerveja – uma caixinha com 12 latas possui aproximadamente 1.800 calorias, segundo a especialista.

Se exagerar na bebida, a dica para o dia de ressaca é fazer refeições leves e ingerir sucos de fruta. “Invista em vegetais verde-escuros (couve, brócolis, agrião, rúcula), eles dão uma força para o fígado no processo de desintoxicação. Os sucos serão um grande aliado nesse momento. Pode ser do mais simples, como maracujá com couve, até os mais elaborados, como abacaxi com água de coco, lascas de gengibre e suco de limão. Mas, atenção! Para não perder os nutrientes que auxiliam nessa desintoxicação do corpo, os sucos precisam ser consumidos após o preparo”.

Por fim, Guimãres afirma que, ao seguir as recomendações básicas, a folia é garantida. “O momento é de alegria, mas fique atento aos sinais do seu corpo. Manter o corpo saudável com energia é essencial”.

Assuntos desta notícia