O anfitrião – Jornal A Gazeta

O anfitrião

O governador Tião Viana (PT) vai se reunir dia 27 deste mês com diversos colegas de estados que fazem fronteira com países vizinhos à Amazônia para discutir a criação de um fundo nacional de segurança pública, de combate à entrada de drogas e armas no Brasil. Michel Temer, Carmem Lúcia (STF) e Raquel Dodge (PGR) são esperados no Acre.

 

Medicina veterinária

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na manhã de segunda-feira, 16, a solenidade de abertura da 9ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e do 4º Simpósio sobre Pesquisas em Sanidade e Produção Animal na Amazônia Ocidental. Os eventos ocorrem de 16 a 20 deste mês no Teatro Universitário, no campus-sede, em Rio Branco. O evento visa fomentar debates e discussões sobre temas atuais na área. Reúne profissionais e alunos de diversas instituições, buscando impacto direto na formação dos discentes do curso de Medicina Veterinária.

 

Ciência e tecnologia

Com objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população através da divulgação do conhecimento científico produzido pelas diversas instituições do estado. O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio (Senac), realizam de 16 a 26 de outubro a Semana Estadual de Ciência e Tecnologiaque tem como tema “A matemática está em tudo”. A proposta do evento é transmitir o conhecimento e sua relação com a matemática por meio de uma comunicação direta e com linguagem acessível à população

 

Cigarro com sabor

O Supremo  Tribunal Federal vai decidir hoje  sobre a fabricação de cigarros com sabor no Brasil. A ação foi movida pela Confederação Nacional da Indústria contra a Anvisa, que desde 2013 tenta proibir os aditivos. Eles dão gosto agradável ao fumo e são a grande porta de entrada de jovens no vício. O mercado brasileiro tem 50 marcas disponíveis com essa característica.

 

Puxadinho do PT

Em conversas com colegas parlamentares, a ex-senadora Marina Silva tem se mostrado preocupada com os rumos de seu partido, a Rede Sustentabilidade. Diante das pesquisas que mostram sua pré-candidatura estagnada nas intenções de voto, ela atribui o mau desempenho à rejeição que a Rede estaria sofrendo principalmente em alguns setores da classe média.

 

Puxadinho do PT II

Marina avalia que essa faixa do eleitorado passou a identificar o novo partido como “um puxadinho do PT”, o que acabou por respingar em sua imagem. Um dos fatores que levaram os eleitores a vincular a Rede ao PT, segundo ela, seria a postura agressiva do deputado Alessandro Molon e do senador Randolfe Rodrigues. Daqui para frente, Marina quer promover mudanças. Vai abrir espaço para políticos de perfil mais moderado.

 

Novo figurino

A estratégia de Marina parte da seguinte premissa: os eleitores estão atrás de novos nomes, que não tenham sido contaminados pelos vícios da política. Mostram-se refratários aos tradicionais quadros da vida nacional. Embora tenha sido ministra no primeiro governo Lula e senadora pelo PT, Marina acredita que pode se enquadrar nesse figurino.

 

Novo figurino II

Marina já está sondando gente de fora do meio político para compor a futura chapa da Rede na disputa da Presidência da República. Nessa tarefa, tem dado preferência a nomes do Judiciário. Já conversou com o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa e também com Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo. Hoje, a balança pende para Ayres Britto.

 

O sucesso pelos livros

Segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, divulgada pela CNI, oito em cada dez brasileiros concordam que cotas em universidades e em concursos públicos ajudam as pessoas a sair da pobreza e vencer na vida.

 

Marina Lavocat Barbosa, linda de viver, com as filhas Elisa e Helena Barbosa Contijo.

O pequeno  príncipe Gael Binacardi comemorando seus dois aninhos com os pais Rosana e Igor Biancard, e os avós Isabel Fernandes, Leila e Ivan Biancardi  na maison da família.

O pequeno aniversariante com a avó Isabel Fernandes.

O advogado Acreanino Naua com o filho Dudu, os pais do Gael Rosana, Igor  Binacardi e Ianná Biancardi, com a filha Sophia.

Os amigos Romero Melo, Ttufi e Clara Bader em tour pela França na  Cathédrale Notre-Dame de Paris.

 

Assuntos desta notícia