O mistério do presépio

Postado em 23/12/2016 00:08:27 Onides Bonaccorsi

Presépio: para mim, o mais expressivo entre os símbolos de Natal. Não perco oportunidades de conferir e apreciar. Já vi montagens espetaculares, de diferentes povos, inclusive não cristãos.

Lembro-me de um italiano, que era todo devoção traduzida em fina porcelana. E alemães, imensos, cheios de luzes e engenhosidade. Tão pueris os nordestinos e os andinos, de cerâmica crua ou pintada. Incrível aquele japonês, de origami. E houve também um africano, orgânico e majestoso, entalhado em madeira escura: uma surpreendente Sagrada Família negra!

Há os que as crianças fazem. Quando pequeno, meu filho trouxe da escola um presepinho de peças de papel pintadas, montado dentro de uma caixa de leite longa vida recortada e forrada com crepom azul-claro.

Ô, doçura: a singeleza do menino me entregando com inocência e boa vontade seu trabalhinho, com toda irregularidade de pintura e colagem. Sobre um palito, a Estrela D’Alva – de cabeça para baixo!Mas que linda homenagem ao Menino Deus!

Precisávamos, então, de um espaço para acolher a obra! Andamos pela casa e encontramos um nicho perfeito: a lareira, moldurada de pedra. Ali depositamos. E ficamos a admirar. Até que nos ocorreu iluminar o cenário. Juntos envolvemos o presépio com um circuito de pisca-pisca. Prende daqui, cola dali, quando chegou a noite, apagamos as luzes da casa e apreciamos o efeito da nossa instalação.

Era um pedacinho do céu! Para sempre quero me lembrar da figura do meu pequeno todo concentrado, conferindo a Noite Feliz que emergiu de dentro de si.

Então sua avó veio nos visitar na tarde do dia 25. Ficou silenciosaum bom tempo diante da cena iluminada. E, depois da contemplação,resumiu, com a serenidade dos anciãos que provaram da sabedoria:

– Olhar o presépio acalma.

Onides Bonaccorsi Queiroz

editorial

Armando palanque

 

Ao invés de se preocuparem em juntar esforços para a obtenção de recursos para a recuperação e construção da BR-364 até Cruzeiro do Sul, que está praticamente fechada, alguns deputados insistem na instalação de uma CPI para apurar supostos desvios em obras realizadas em anos passados. Nada a opor ao debate ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook