Pacientes renais e portadores de lúpus pedem ajuda da Aleac devido à falta de medicamentos

Postado em 13/07/2017 16:47:01 MARCELA JANSEN

 Membros das associações dos Renais Crônicos e dos Portadores de Lúpus estiveram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã de quinta-feira, 13, para pedir o apoio dos deputados estaduais quanto a falta de medicamentos aos pacientes e a fila de pacientes na unidade de Nefrologia.

O presidente da Associação dos Renais Crônicos, Vanderli Ferreira, ao pedir ajuda a Comissão de Saúde da Aleac, classificou o caso como calamidade pública. “Estamos aqui pedindo socorro por conta da falta de medicação. O nome da medicação se chama azatioprina, para pacientes com lupus, que precisam tomar essa medicação para não ir para uma máquina de hemodiálise. Estamos aqui pedindo socorro”, disse ao pontuar ainda que além da falta de remédios, os pacientes sofrem com a “falta de bagas na unidade de nefrologia e transporte para os pacientes que fazem tratamento”.

O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), destacou a importância dos parlamentares se reunirem com o secretário de Saúde do Estado para viabilizarem uma solução ao problema.

“Um bom encaminhamento é marcar uma agenda com o secretário de Saúde para apresentar toda essa questão. Sabemos é uma situação delicada, pois, trata-se de medicamentos não referenciados pelas normativas do SUS, mas a solução tem que se dada. São pessoas que não podem ficar desassistidas em virtude de questões burocráticas”, disse ao pontuar ainda que a judicialização pode ser um dos caminhos para resolver o impasse.

“O Ministério da Saúde é quem faz a inclusão desses medicamentos na tabela SUS, porém, ainda que tenha esse obstáculo é necessário que se encontre uma solução, nem que seja a judicialização. É uma solução, um caminho a ser seguido. O importante é que o estado encontro solução para o problema apresentado por esses pacientes. Me coloco a disposição dos colegas que vieram até esta casa para pedir ajuda”, finalizou.

editorial

Oportuna e necessária

 

De todo oportuna e necessária esta operação deflagrada ontem pela Polícia Federal e a Controladoria geral da União (CGU) para apurar desvios de recursos federais praticados por uma organização criminosa destinados às populações indígenas do Alto Purus. Faltou apenas dar nomes aos suspeitos. Oportuna e necessária, porque há muitos anos que ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook