Para voltar, agora azul

Postado em 29/08/2016 23:44:36 João Paulo Maia

É uma semana que acabará de forma boa ou ruim para o futebol acreano. Embalado dentro de campo e com um Florestão que promete receber o maior público de sua história, o Atlético Acreano revive o sonho de um acesso e tentará confirmar a volta do futebol local à Série C do Campeonato Brasileiro.

Apesar dos indicativos, não deve parecer uma tarefa fácil. O Galo conseguiu um grande passo ao empatar em 2 a 2 fora de casa, no último sábado, no estádio Castelão, em São Luís. Mas, não é tudo. “São 180 minutos”. Mata-mata é desse jeito. Não adianta jogar bem só um jogo. Tem que mostrar serviços nas duas partidas. E nós sabemos bem como é isso…

Além de poder empatar em 0 a 0 ou 1 a 1 para conquistar o acesso, o Atlético tem outro fator muito favorável: o fator Florestão. São mais de três anos sem saber o que é derrota no local, de propriedade da Federação de Futebol do Acre (em jogos válidos pelo Campeonato Acreano e pela Série D do Brasileiro). São 24 jogos sem perder no Florestão: 21 vitórias e três empates. O último revés no estádio foi no dia 16 de maio de 2013, quando levou 1 a 0 do Plácido de Castro.

E se engana quem acha que só o Atlético ganhará se for para a Série C. Se isso acontecer, teremos, em 2017, pelo menos três times em atividade no segundo semestre (o Galo na Terceirona e mais dois na quarta divisão – o Rio Branco já tem uma vaga garantida e o Atlético também, caso não suba). Teríamos um calendário mais forte. A Série C, hoje, é mais estruturada, tem jogos televisionados e uma tabela que se firmou.

Desde 2013, quando tínhamos o Rio Branco na Terceirona, essa é a nossa melhor chance de voltarmos. Não que o Estrelão e o Plácido de Castro não tenham chegado perto. Chegaram. Mas, não empolgaram tanto quanto o Atlético deste ano. É um time que passa confiança ao torcedor. Passa um futebol bom de ser visto. E o melhor de tudo: com jovens jogadores da nossa região.

Dentro do estádio, cerca de sete mil pessoas. Fora dele, milhares com o rádio no ouvido. O último passo para a Série C é domingo, 4, às 17h, no Florestão. Agora resta saber quem dará o passo final, Atlético ou Moto Club?

João Paulo Maia é jornalista.
joao.maia.rodrigues@gmail.com
Twitter: @jpmaiaa

editorial

Uma boa medida

 

Como este jornal mostrou na edição de domingo, pelo menos, aqui, no Estado, as autoridades de segurança estão tomando medidas para evitar as chacinas que vêm se sucedendo em diversos estados com as disputas entre as famigeradas facções e, ao mesmo tempo, prevenindo e combatendo a criminalidade aqui fora com ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook