Parte da festa

Postado em 21/06/2016 04:04:18 João Paulo Maia

Um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos desembarca em Rio Branco, logo mais, às 10h25, para um dia histórico. Pela primeira vez, a América Latina receberá as Olimpíadas. Assim como o Brasil. E também pela primeira vez o Acre vai fazer parte dessa festa. A Chama da Rio 2016 passa hoje pela capital acreana para uma celebração inédita.

Muitos não têm a noção do que isso significa. Os olhos do mundo estarão voltados para o Acre, pelo menos por algumas horas. São milhares de pessoas envolvidas nesta “operação”. Talvez, essa geração não tenha mais essa oportunidade de novo. O fogo olímpico, com a receptividade do acreano, nos presenteará com alguns sorrisos sinceros.

E nós temos o que comemorar? Em parte, sim. Em outra, nem tanto. Teremos dois atletas com grandes chances de subir ao pódio nas Paralimpíadas do Rio: Jerusa Geber dos Santos (acompanhada pelo atleta-guia Guilherme Santana) e Edson Cavalcante. Ela já é acostumada a ficar entre as primeiras, mas busca a inédita medalha de ouro, assim como Edson. Grandes nomes que, curiosamente, não podem treinar no estado natal.

Em um estado onde os recursos são poucos, o incentivo é pequeno e a estrutura deixa a desejar, estamos bem representados. Apesar, de serem apenas dois. Poderíamos ter mais. Inclusive, nas Olimpíadas, não temos representantes.

Não adianta achar culpados. É preciso trabalhar, pensar lá na frente. Tem 2020, 2024, 2028… Precisamos de projetos verdadeiramente olímpicos. Caso contrário, nunca mais teremos um Carlão, ou uma Jerusa, ou um Edson. O incentivo das federações, os recursos financeiros e a estrutura das competições têm que estar em um nível mais elevado qu hoje. Não adianta fazer por fazer.

Para que a gente continue a fazer parte da festa olímpica, como neste ano, é preciso mais. Mais apoio. Mais dinheiro. Mais atletas. Mais competições. Mais viagens. Mais medalhas. O resultado é fruto de um longo trabalho, nada feito de um dia para o outro. Que o espírito olímpico nos mantenha acesos para que a chama do nosso esporte não se apague em breve.

João Paulo Maia é jornalista.
joao.maia.rodrigues@gmail.com
Twitter: @jpmaiaa

editorial

Uma boa medida

 

Como este jornal mostrou na edição de domingo, pelo menos, aqui, no Estado, as autoridades de segurança estão tomando medidas para evitar as chacinas que vêm se sucedendo em diversos estados com as disputas entre as famigeradas facções e, ao mesmo tempo, prevenindo e combatendo a criminalidade aqui fora com ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook