Participantes comemoram a volta da realização da Cavalgada no sábado – Jornal A Gazeta

Participantes comemoram a volta da realização da Cavalgada no sábado

 Depois de dois anos acontecendo aos domingos, a tradicional Cavalgada de Rio Branco volta a ser realizada no sábado, data da abertura da maior Feira de Agronegócios do Acre, a Expoacre. Este ano o evento ocorre entre os dias 22 e 30 de julho, no Parque Marechal Castelo Branco.

Segundo a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, a organização decidiu voltar atrás e manter evento no sábado, após inúmeros pedidos de empresários, pecuaristas e participantes em geral.

“Os pecuaristas alegavam que para trazer os trabalhadores do campo e seus cavalos era complicado no domingo já que na segunda-feira eles precisavam voltar, por isso não tinham como deslocar esses animais no domingo”, explicou.

Moreira destaca que um dos motivos para mudar o evento de sábado para domingo era o impacto causado no trânsito das principais ruas do Centro da cidade. Porém, após dois anos, a organização percebeu que o evento não prejudica o tráfico dos veículos.

“Quando era no domingo não tínhamos uma presença tão forte da população já que a população participava da Cavalgada durante o dia inteiro. As questões de Segurança Pública não mudam com essa mudança de domingo para sábado. Então voltamos para a data do sábado, para dar mais brilhantismo à Expoacre e à abertura da feira”.

Quem aprovou a mudança foram os empresários, sobretudo os organizadores de comitivas, tendas e camarotes.  O empresário Leôncio Castro comemorou a notícia e disse que a mudança é uma forma de resgatar a tradicional festa popular. Sobre o público, ele afirma que a data não influencia na quantidade de participantes. “Não muda muita coisa. É praticamente o mesmo”.

Amante da música sertaneja, o servidor público Pablo Charife, 30 anos, participa há oito anos do evento.  Para ele, sábado é o dia ideal para a Cavalgada acontecer. “Achei ótima a mudança. Além do problema com a ressaca no outro dia, há o esforço que temos durante o dia, sol quente, andando a pé todo o trajeto, é muito cansativo. Sendo no sábado a gente vai sabendo que no outro dia podemos descansar o dia todo”.

Ano passado a Cavalgada levou mais de 30 mil pessoas às ruas, segundo a Polícia Militar do Acre (PM/AC). O evento começou por volta das 9h30 e terminou cerca de 14h.

Expoacre 2017

O evento mais esperado do ano acontece entre os dias 22 e 30 de julho, em Rio Branco. Este ano, as atrações da Expoacre 2017 são: Wesley Safadão (26 de julho), Solange Almeida, ex-vocalista da banda Aviões do Forró (28 de julho), e a dupla sertaneja Bruno & Marrone (30 de julho).

Assuntos desta notícia