Pesquisa aponta crescimento de 109% no abate de suínos no Acre

Postado em 17/03/2017 16:26:45 Com informações Portal G1/Acre

 Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abate de suínos no Acre registrou um crescimento de 109% durante o ano passado se comparado com 2015. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, 15.

De acordo com os dados, o abate de bovino também fechou o período com variação positiva.

Em 2015 foram abatidas 16,1 mil carcaças suínas, totalizando em torno de 1.075 toneladas. Já em 2016, esse número saltou para mais de 33,7 mil cabeças, que equivale a cerca de 2.454 toneladas, segundo o IBGE. Ao todo, se comparar o peso nos dois períodos, houve um aumento de 128%.

Abate de bovinos

O Acre também registrou um aumento no abate de gado. De acordo com o IBGE, houve um crescimento de 7,9% na produção – o número subiu de 420,2 mil cabeças de boi para 453,5 mil em 2016. No que diz respeito ao peso, o Estado acreano contabilizou um crescimento de 10% no peso total do produto.

O secretário de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, afirma que o resultado positivo é reflexo das ações que valorizam o desenvolvimento das cadeias produtivas. Ele explica que o crescimento do mercado está ligado ao investimento do governo na agroindústria.

editorial

A conferir e cobrar

 

Com números e situações, o governador Tião Viana, a desembargadora Eva Evangelista, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima e outras autoridades do Estado mostraram ao presidente Michel Temer, de forma clara e contundente os males ou a tragédia que o narcotráfico está causando ao Acre e por extensão aos ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook