Política Local 03/01/2017

Postado em 02/01/2017 23:44:26

“Sem paixão não dá nem para chupar um picolé”.

(Nelson Rodrigues).

Merecem crédito
Todos os 22 prefeitos que assumiram dia 1º merecem 120 dias de trégua da oposição. Não se pode quebrar esse protocolo. Faz parte da tradição. É regra.

A exceção
Se algum prefeito fizer m* nos primeiros dias de gestão, a lua de mel acaba em poucos segundos. Depois de uma safra péssima, nenhum deles tem o direito de começar errando.

Dores de cabeça
Para os prefeitos que estão deixando os cargos, vai começar as dores de cabeça. Prestações de contas para arrumar junto ao Tribunal de Contas (TCE).

Qualquer um
Gestor considerado honesto tem problemas com o TCE por conta de erros sem dolo. Imagine os que foram perdulários e corruptos?

A plataforma
Durante a posse, o prefeito Marcus Alexandre (PT) fez um excelente discurso. Destacou todas as ações do passado e revelou sua nova plataforma de gestão.

Foi grato
Agradeceu o apoio do governador Tião Viana. Porém, poderia ter destacado com mais ênfase às parcerias ao longo dos quatro anos.

É Zem
Custa crer que o líder do prefeito, vereador Eduardo Farias (PC do B) tenha sido arrogante com o vereador de oposição, advogado Roberto Duarte (PMDB). O Dudu é tão Zem.

Mais perigoso
O advogado Roberto Duarte tem estilo bem diferente da ex-vereadora e hoje deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Eliane era mais garganta. Duarte é mais técnico, portanto, mais eficaz na oposição.

Arregaçando as mangas
A prefeita Fernanda Hassem (PT) já colocou o pé na estrada. Se a Leila Galvão era comparada a Jorge Viana quando prefeita, Fernanda está sendo chamada de Marcus Alexandre de saia.

Bela oportunidade
Aliás, sobre Fernanda Hassem é bom ressaltar que ela terá a bela oportunidade de resgatar a história política do avô, José Hassem Hall, que foi vereador e prefeito da cidade. Um político considerado íntegro e generoso nas décadas de 60 e 70.

Tensão permanente
Por conta das eleições de 2018, o clima na oposição é de total beligerância. A fazenda boi cagão, do senador Petecão, é a faixa de Gaza. O ninho tucano, do PSDB, a Cisjordânia.

A arte da guerra
O clima é tão tenso na oposição que o assessor anão do senador Petecão, Jack Montana, está lendo Arte da Guerra, do general Sum Tzu.

Criador e criatura
O cronômetro dos adversários do prefeito Vagner Sales (PMDB) foi ligado. Apostam em um racha entre ele e sua cria política, o prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB). Ilderlei garante que não.

Já está em campanha
Vagner Sales saiu da prefeitura e já entrou de cabeça na pré-campanha do senador Gladson Cameli (PP) a governador em 2018.

No ninho tucano
Inimigos políticos do deputado federal major Rocha acham que o fato do PSDB ter liberado os vereadores na Capital para votar na chapada FPA lhe prejudica politicamente. Enfraquece.

Deu risada
Ao saber que lhe acusam de não mais ser oposição linha dura ao PT porque o partido liberou os vereadores em Rio Branco, o deputado Rocha deu uma boa gargalhada. Se gaba de ser o único no Acre verdadeiramente linha dura na oposição.

Papagaiada
O prefeito de São Paulo, João Dória, é tucano mas gosta mesmo é de uma papagaiada. Apareceu vestido de gari para começar a limpeza da cidade.

Expectativa
A grande expectativa nos meios jurídicos, na imprensa e na política é saber se em 2017 a Lava Jato terá tutano para prender o ex-presidente Lula.

Motivos de sobra
Por muitos mais deveriam ter o pedido de prisão Aecio Neves, José Serra, Renan Calheiros, Eliseu Padilha, Gedel Vieira e até o presidente Temer.

Soltando fumaça
Preso em Curitiba, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), está soltando fogo pelas narinas. Isto, por conta do racha no “Centrão”, grupo de deputados criado por ele para acabar com a vida política da ex-presidente Dilma.

editorial

Posição tola

 

Posição açodada e tola a do prefeito de Senador Guiomard, André Moura, em ameaçar invadir com fiscais e a polícia a empresa Peixes da Amazônia, sob a acusação de não ter recolhido os tributos devido à prefeitura. Em tempo, um dos dirigentes da empresa, Fábio Vaz, esclareceu que a empresa não ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook